Relógio das Flores de Petrópolis sofre ato de vandalismo

02/04/2019 12:00

O Relógio das Flores é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Sempre atraindo os olhares de turistas e petropolitanos por conta de sua beleza, o relógio gigante e seu jardim florido amanheceram danificados, na manhã do último domingo. Enquanto todo o gramado e suas plantas aparentavam terem sido pisadas, os ponteiros do equipamento estavam “dobrados”, apontados para cima e sem funcionar.

Leia também: Câmeras não flagram ação de vândalos na Praça da Liberdade

Para Rafael da Silva, controlador de trânsito, foi uma surpresa ver a maneira como o local estava. “Cheguei às oito da manhã e logo percebi que o relógio estava apresentando alguns problemas, principalmente por seus ponteiros não estarem posicionados da maneira correta. No primeiro momento, notei um certo abandono”, disse.


De acordo com um funcionário público, que preferiu não ter a identidade revelada, além dos ponteiros, as plantas também estavam amassadas. “Diante do que vi, creio que foi um ato de vandalismo. Agora vamos esperar para ver se a câmera de monitoramento da Prefeitura, posicionada em frente à Universidade Católica de Petrópolis, registrou a ação”.

Segundo Lino Ângelo, relojoeiro que atuou na manutenção do ponto turístico por três décadas, é necessário que tenha um vigilante que cuide do local, caso contrário, os problemas permanecerão por muito tempo. “Há um ano, deixei de realizar a manutenção do relógio. Sempre apareciam problemas com os ponteiros, pois sempre foram frequentes os atos de vandalismo no local. Além da câmera instalada na região, é necessário uma segurança maior, afinal, é um ponto muito visitado diariamente”, disse, lamentando o descaso.

Em nota, a Prefeitura informou que a câmera não registrou ação no Relógio das Flores, mas foi usada para fazer uma varredura do local a partir da informação de que o equipamento estava danificado. As imagens podem ser utilizadas pela polícia civil. Sobre a manutenção do relógio, a prefeitura vai providenciar os reparos necessários. A Comdep também fará uma vistoria nas lixeiras do local.

Últimas