Reparo na Rua Presidente Ranieri Mazzilli, no Valparaíso, feito pela Águas do Imperador, cedeu com a chuva de sexta (28); moradores pedem intervenções

01/11/2022 10:14
Por Helen Salgado

Com a chuva forte de sexta-feira (28), o reparo feito pela Águas do Imperador cedeu na Rua Presidente Ranieri Mazzilli, no Valparaíso. Além disso, o trabalho feito pela equipe da concessionária coloca em risco a segurança dos moradores. O pó de pedra, utilizado no reparo, foi lavado pela chuva e está infiltrando a rua.

Com a chuva mais forte da última semana, o reparo não foi suficiente para conter a água. Fernando Gonzaga é morador do local há dez anos e pede que seja usado um cimento mais forte, a fim de evitar que a água entre e lave todo o pó de pedra que as equipes colocaram. “Esse já é um problema antigo que voltou a acontecer. O risco aqui é sério de um desabamento por conta disso”, conta o morador.

Fernando explica que o volume grande de água vem de outro ponto da rua, que é uma servidão com diversos bueiros entupidos. Por conta disso, a água encontra outro caminho e desce pela escadaria, chegando à Rua Presidente Ranieri Mazzilli. “Esse ponto sofre porque é côncavo e acaba recebendo água dos dois lados”, diz.

Com a falta de um reparo eficaz, o buraco aumentou de tamanho e os moradores temem que com a temporada das chuvas, não seja realizada a intervenção necessária para resolver a infiltração na rua.

Questionada sobre a situação, a Águas do Imperador informou que estará no local nesta terça-feira (1º), na parte da manhã para avaliação.

Reestruturação da rua

Além do problema no reparo feito pela concessionária de água, a rua também corre o risco de ceder. Em outra matéria publicada pela Tribuna, em setembro, os moradores pediam obras de reestruturação da rua. No entanto, essas obras ainda não foram realizadas. No mês passado, a Prefeitura informou que a obra na Rua Presidente Ranieri Mazzilli faz parte do levantamento da Secretaria de Obras sobre a necessidade de recuperação em vias públicas; obras que serão realizadas de acordo com a disponibilidade de recursos da Prefeitura.

No entanto, um morador conseguiu contato pessoalmente com o atual prefeito, Rubens Bomtempo, que se comprometeu a consertar a rua e fazer um mutirão de contenção, além de um novo asfalto no local. No dia 6 deste mês, em uma visita ao local do desabamento, dois representantes da Secretaria de Obras estiveram com o morador Fernando e informaram que a construção do muro estava aprovada e já estava em licitação.

Em resposta à Tribuna, a Secretaria de Obras informou que o processo licitatório está em andamento e a obra acontecerá em breve. Enquanto isso, os moradores do local seguem esperando pela resolução do problema.

Últimas