Reta final das convenções: dois vices ainda a serem definidos

30/jul 04:30

A esquerda deixou suas convenções para o final. O Podemos, de Leandro Sampaio, realiza sua convenção amanhã, no Palmeira, no Itamarati, confirmando a candidatura à majoritária e apresentando os candidatos a vereador. O Psol, de Yuri Moura, reúne seus convencionais na quinta-feira, às 18h, no Petro da Roberto da Silveira. Já o PSB, de Bomtempo, será o último, no dia 4, também no Palmeira, com Paulo Mustrangi confirmado como vice.

Interesse

É grande a curiosidade em relação a duas candidaturas a vice-prefeito. Eleitores e adversários aguardam ansiosos para saber quem formará as chapas de Yuri Moura e Leandro Sampaio. Os dois, considerados fortes candidatos, podem aumentar suas chances com a escolha de bons postulantes a vice-prefeito. Yuri teve um flerte com a ‘direita’, levantando a possibilidade de ter ao lado o empresário Claudio Mohammad, mas a aliança não vingou. Já o Podemos quer alguém dos próprios quadros.

Climão

E o Partido Progressistas fez convenção no domingo e confirmou o nome de Hingo Hammes como candidato a prefeito. Todos os partidos que estarão nesta coligação marcaram presença: União Brasil, PRD, MDB, DC, PMN e o PL, que indicou Baninho como candidato a vice-prefeito da chapa, uma pressão do governador Cláudio Castro. Hammes assimilou, já que não poderia ferir o acordo, porém o clima não é de festa. Nem na convenção teve clima. Será preciso mudar essa atmosfera na campanha.

Domingo, das 10h às 15h, rola feira de adoção de animais promovida pela Dog’s Heaven, na 16 de Março. É a chance de adotar um amigo e também de adquirir produtos no bazar que faz parte do evento e cuja renda reverte para a causa animal.

Celeridade

Levou 12 meses – isso mesmo: um ano – para que o Instituto Municipal de Cultura procedesse à contratação do operador cinematográfico Márcio Nunes para realizar a recuperação e a gravação do acervo cinematográfico pertencente ao Centro de Cultura Raul de Leoni. O anúncio da contratação foi feito em julho do ano passado e só agora sacramentado. Márcio é curador e proprietário do Acervo César Nunes, composto por mais de 1.800 filmes, sendo 540 de Petrópolis, que preservam a memória do Estado do Rio. O acervo cobre os anos de 1950 a 1980.

Essa, não!

O concurso da Educação, realizado em 2022, previu menos vagas do que o desejado, pouco mais de 700. Completando agora dois anos de sua realização, ainda nem todos os aprovados foram chamados, pois a prefeitura prefere manter os contratos temporários. Na semana passada, concursados não efetivados protestaram na porta da prefeitura, afinal, a validade da seleção estava para expirar. Em resposta, o prefeito Bomtempo anunciou a prorrogação da validade do concurso por mais dois anos. Adiantou muito.

Esse ano também!

Nossos queridos vereadores, preocupados com a execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, que brecaram devido a inconsistências, deveriam também se ocupar da execução do orçamento deste ano. Não é porque se trata de ano eleitoral que 2024 já acabou. Em um decreto recente, o prefeito Bomtempo transferiu R$ 1,5 milhão para a Secretaria de Segurança e Serviços Públicos, com a rubrica de “melhoria de parques e jardins”. Esse dinheiro foi retirado de vários itens, como regularização fundiária e revisão do plano de habitação em áreas de risco.

O professor Kako e a galerinha de Secretário aprendendo capoeira, um dos muitos programas do Instituto Caminhos da Roça. A foto é de Thais Muniz.

E assim a vida segue

Nem mesmo no domingo os usuários de ônibus que usam linhas ainda operadas pela Petro Ita têm paz. Neste que passou, o pessoal que representa a sociedade do Comutran, que faz levantamento diário dos problemas registrados em toda a cidade, contabilizou cinco quebras da Petro Ita. E isso considerando que aos domingos a frota e a quantidade de viagens são reduzidas.

Contagem

Petrópolis está há 1 ano e 80 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Mais um CPF pra rolo

A arte de colocar o CPF para rolo poucos dominam. Assim, a funcionária de carreira da Comdep, Érica Lelis, decidiu deixar a presidência. Ficou no cargo pouco mais de três meses após a saída de Léo França, que se desincompatibilizou para concorrer à reeleição de vereador. Quem assume a empresa é Anderson Fragoso, que até então ocupava o cargo de gerente de compras da Comdep.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas