Pesquisa aponta que 67% do comércio varejista do país vende pelo Whatsapp

16/nov 15:20
Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Agência Brasil

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta um cenário promissor, mas também desafiador, para o varejista que ainda não investiu em tecnologia para vendas online. O estudo, divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, revela que 67% das empresas do setor de comércio e serviços no Brasil utilizam o WhatsApp como principal canal de vendas, seguido pelas redes sociais (57%) e pelas lojas físicas (47%). Os dados evidenciam a necessidade de modernização do comércio varejista petropolitano para acompanhar essa transformação digital, aderindo a estratégias que integrem o físico e o digital, como o modelo omnichannel.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), Claudio Mohammad, investir em tecnologia e modernizar os canais de vendas é essencial para a sobrevivência e expansão do setor local.

“Os números mostram que há uma grande parcela de lojistas ainda longe das inovações tecnológicas. O consumidor atual busca comodidade e uma experiência de compra fluida, seja no ambiente físico ou digital. As empresas que conseguirem oferecer essa experiência integrada terão uma vantagem competitiva em relação às demais”, destaca Mohammad.

A pesquisa da CNDL e SPC Brasil também mostra que 41% dos empresários estão dispostos a investir em divulgação para impulsionar suas vendas. Entre os canais pagos mais utilizados, redes sociais como Instagram e Facebook são os preferidos (21%), seguidos pela panfletagem (13%) e pelo Google (11%). Em média, as empresas investem R$ 880 mensais em estratégias de comunicação para atingir o público-alvo.

Cláudio Mohammad explica que a presença digital é cada vez mais determinante para o sucesso de uma empresa. “O comportamento do consumidor mudou e o comércio precisa acompanhar essa transformação. Não basta estar nas redes sociais; é preciso um planejamento sólido que inclua anúncios direcionados e uma gestão ativa dos perfis online, promovendo o engajamento com o público,” ressalta.

Um canal de vendas no WhatsApp atualmente é crucial para as empresas, pois permite uma comunicação direta e imediata com os clientes. Facilita o atendimento personalizado, aumenta o engajamento e a satisfação do cliente, e pode impulsionar as vendas com ofertas e promoções exclusivas. A forma de vendas por meio desta rede social, em especial, se tornou popular.

Apesar de os números da pesquisa indicarem uma forte presença digital, apenas 12% das empresas utilizam sites como canais de venda, o que representa uma oportunidade para o comércio varejista de Petrópolis. “Os lojistas que ainda não exploraram essa possibilidade devem considerar investir na área para alcançar clientes em potencial que preferem realizar compras online, ampliando as possibilidades de venda”, afirma o presidente da CDL Petrópolis.

A necessidade de adotar uma estratégia omnichannel é um dos pontos ressaltados por Cláudio Mohammad. Ele explica que, ao integrar os pontos de venda físicos com os digitais, os lojistas petropolitanos podem proporcionar uma experiência mais completa e satisfatória para os consumidores. “Uma estratégia omnichannel permite ao cliente, por exemplo, fazer uma compra online e retirar o produto na loja física, ou ainda resolver problemas e trocas diretamente na loja, o que facilita a vida do consumidor e reforça a fidelidade à marca”, completa.

“Realizamos uma palestra com Ladmir Carvalho, CEO da AlterData, esta semana, sobre uso da inteligência artificial e tivemos lotação esgotada para o evento. É crucial hoje para as empresas trilharem o caminho digital e estamos empenhados em estimular essa transformação”, frisa Cláudio Mohammad.

Últimas