Roda Cultural: hoje e amanhã com atividades para toda a família

11/03/2017 11:00

Neste sábado e domingo o Palácio Quitandinha e a região de Nogueira vão receber uma programação variada e gratuita para todas as idades e gostos. A “Roda Cultural” de março acontece a partir das 10h, com classificação livre.

A primeira atividade do dia, nos dois locais, é uma contação de histórias: “O segredo das estrelas” abre a programação com Jaqueline Roversi e Clara Santhana apresentando um conjunto de três contos de origem africana e indígena, que falam sobre a criação das estrelas, o poder da palavra e a importância de se ouvir os mais experientes. A contação se repete à tarde, às 15h, mas com uma história diferente: “BaúGunçado”, atividade em que as crianças também participam das histórias, traz Juliana Ibraim com um baú que se transforma num teatro de bonecos, de onde saem todas as histórias e personagens.

Às 11h, a hora é de teatro: “Forró miudinho” conta a história do protagonista Júnior, narrando a viagem do menino morador do subúrbio carioca, em companhia de sua tia Jurema à cidade de Juazeirinho (PB), terra natal da Tia do menino, para visitar Dona Sebastiana (mãe dela, avó dele). Já pelo caminho, o menino vai conhecendo as riquezas do Nordeste e percebendo que há um universo inteiro a se conhecer além do seu quintal no subúrbio do Rio. O menino traz da Paraíba muitas lembranças e ensinamentos em sua “bagagem”. 

O artista plástico Roberto Tavares de Freitas apresenta a oficina de gravura alternativa, que vai criar um espaço de vivência artística, produzindo imagens através da técnica de gravura. A atividade, que começa às 14h, revela os procedimentos e técnicas alternativas, conhecendo as ferramentas e os suportes de fácil aquisição e manejo.

Já as sessões de cinema começam com uma exibição, às 13h, no Palácio Quitandinha e em Nogueira, com o filme “O menino e o mundo”, de Alê Abreu. Na história, sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. O segundo filme, “Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro, ocupa a tela às 15h em Nogueira e às 15h30 no Quitandinha. No longa, Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe.

A música este mês fica por conta de Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador, em horários diferentes: às 12h30 no Palácio Quitandinha e às 17h em Nogueira. O show é formado por nove músicos que se dividem também como interpretes. O trabalho é construído através do repertório autoral de Moacyr e compositores fundamentais na história do samba Brasileiro.

Além dessas atrações, ao longo do dia, haverá um espaço de leitura com livros e cantinhos especiais para quem quiser de aventurar pelas histórias no papel. 

Mais informações podem ser consultadas pelos telefones (24) 2245-2020 e (24) 2243-8327. 


Últimas