Rossi e quinze vereadores são diplomados
O prefeito eleito, Bernardo Rossi, o vice, Albano Filho, e os 15 vereadores eleitos foram diplomados na noite de ontem, numa solenidade no Teatro Quitandinha, presidida pelo juiz da 227ª Zona Eleitoral, Alexandre Teixeira de Souza. Os magistrados que fizeram discurso ressaltaram a importância do trabalho conjunto realizado entre os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e da necessidade dos governantes em promover políticas públicas para o bem comum.
O juiz Alexandre Teixeira lembrou a grave crise econômica que o país enfrenta, mas ressaltou também a crise institucional, que vem criando uma instabilidade no país, frisando que a expectativa é que se tenha instituições fortalecidas. Para o magistrado petropolitano, nesta crise e pela falta de políticas públicas voltadas para o bem comum, “quem sofre é a população com a má utilização dos recursos”, frisando que ninguém mais suporta a má conduta de muitos governantes.
De acordo com ele e dados da Justiça, há um processo de judicialização da administração pública, principalmente na área de Saúde, onde a Justiça vem se transformando, por exemplo, numa central de vagas, garantindo o mínimo de dignidade para o cidadão que recorre ao Judiciário para ter seus direitos básicos respeitados e atendidos. “Em todo o país e também em nossa cidade a população manifestou seu descontentamento, quando mais de 42% do eleitorado não compareceu às urnas, votou em branco ou anulou o voto”.
Falando ao prefeito e aos vereadores eleitos, o juiz Alexandre Teixeira disse que chegaram ao Executivo e ao Legislativo num momento de grande gravidade, mas que trazem um momento de esperança, esperada por todos e que precisa ser imediata. “Por isso, é preciso ter conduta ética, pois se assim for vai refletir em toda a sociedade e os cidadãos precisam também mudar. Precisam acompanhar e cobrar dos eleitos. A Justiça será parceira e o sucesso deste novo governo será o sucesso da cidade”.
O juiz da 29ª Zona Eleitoral, Jorge Luiz Martins Alves, também discursou e ressaltou a importância da parceria existente entre os três poderes, frisando que “são poucas as cidades onde temos uma interlocução tão boa entre os poderes”. Ele frisou ainda que “numa visão moderna, o magistrado abraça e caminha com a cidade”. Ele, assim como o juiz Alexandre Teixeira, ressaltou a importância do trabalho da Justiça Eleitoral na cidade e de todos os técnicos que atuaram no pleito deste ano.
Foram diplomados, além de Bernardo Rossi e Albano Filho, os vereadores eleitos: Antônio Severino de Brito (PRB), Gilda Beatriz Dória Mendes Da Silva (PMDB), José Jorge de Paiva (Relojão/PRP), Luiz Eduardo Francisco Da Silva (Dudu/PEN), Marcelo da Silveira (Marcelo Pró-Deficiente/PSB), Mauro Henrique Ribeiro De Oliveira (Maurinho Branco/PP), Ronaldo Luiz de Azevedo Carvalho (Ronaldão/PR), Wanderley Braga Taboada (PTB), Luiz Antônio Pereira de Aguiar (Luizinho Sorriso/PSB), Marcio Arruda de Oliveira (PR), Paulo Igor Da Silva Carelli (PMDB), Reinaldo Meirelles de Sá (PP), Roni Carlos de Medeiros (PTB), Leandro de Azevedo (PDB) e Silmar Leite Fortes (PMDB).
Suplentes: Carlos Augusto Justino (Justino do RX/PMDB), Daniel Iliescu (PCdoB), Diego Nunes André (PSDB), Gil Magno Pereira De Siqueira (PTP), Hingo Hammes (PTB), Jorge Luiz Martins (Jorginho Banerge/PSB), Marcelo de Souza Lessa (SD), Sebastião da Silva (PSC), Edimilson dos Reis Gomes dos Santos (Edimilson Tico-tico/PSDC), Jamil Miguel Sabra Neto (PDT), Jeferson Evangelista Correa (PV), Marcelo Ramos (Marcelo Chitão/PTB), Osvaldo Fernandes do Vale (Vadinho/PSB), Renato Francisco Basilio (Renatinho Basilio/PMDB), Renato Freixiela de Oliveira (PCdoB), Renato Thomé da Rocha (SD), Adenilson Honorato da Silva (SD), Cirineu Guimarães de Oliveira (Zoca/PTB), Frederico Procópio Mendes (PSDB), Luiz Claudio de Souza (Luiz Claudio Fiscal/PSD), Mauro Muniz Peralta (PRP), Paulo Antonio Evangelista (Gulozinho/PMDB), Ronaldo Ramos de Mello (PSB) e Washington Luiz Estanislau (PP).
O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor, disse que a diplomação dos eleitos é a celebração da democracia, “pois fomos escolhidos pelo povo, por meio do voto direto e secreto”. Paulo Igor frisou que neste momento os vereadores eleitos exercem um poder temporário e, se referindo ao futuro governo, disse que a colaboração de todos será fundamental para superar as dificuldades.
A vereadora Gilda Beatriz, na cadeira de rodas devido a uma cirurgia na perna esquerda, por causa de um tombo, falou em nome dos eleitos e em seu discurso disse que a população tem o mesmo sentimento: a esperança de um futuro melhor e por mudanças. “Fomos eleitos para ajudar a transformar a sociedade, mas é importante ter clareza que estamos vereadores e que somos servidores eleitos pelo povo”.
Para a vereadora, ainda existem políticos com a mentalidade do ser e não do estar e que pensam no ser político como uma carreira profissional. “Temos que ter consciência de que estamos a serviço do povo e somos responsáveis, como representante dos petropolitanos, pela mudança nos próximos quatro anos. Temos que ter sempre presente que a Câmara é a casa do povo e somente existe por causa disso”.