Roteiro: espaços incríveis para respirar arte e cultura em Petrópolis
Que tipos de espaços você costuma frequentar em Petrópolis quanto deseja respirar arte e cultura? Além daqueles amplamente conhecidos, seja por pessoas que moram na cidade a vida inteira ou por quem vem conhecer os seus magníficos cartões-postais, Petrópolis guarda muitos outros tesouros. São lugares espalhados por diferentes distritos e, muitas vezes, idealizados a partir de sonhos, a fim de possibilitar a realização de outros – ainda maiores.
Petrópolis é uma das cidades históricas mais procuradas por turistas no Brasil. A cidade faz parte do Caminho Novo da Estrada Real, aberto depois do Caminho do Ouro, para ligar Ouro Preto ao porto do Rio de Janeiro. Além do importante aspecto histórico, razão pela qual recebe inúmeros visitantes todos os meses, a cidade permite que petropolitanos e turistas vivam um turismo diferente. Isso porque abraça, com maestria, história, cultura, arte, literatura e natureza exuberante – o que faz toda a diferença no quesito experiência. Neste roteiro, confira alguns dos diversos espaços para respirar arte e cultura na cidade.
Fazenda Vira-Mundo
Num dos lugares mais encantadores de Petrópolis, o Brejal, está uma fazenda capaz de modificar não um, mas diversos conceitos acerca do que é ter esperança nas gerações futuras.
Na Fazenda Vira-Mundo, todas as atividades são voltadas para o bem-estar, para a cultura e a integração com o meio ambiente. Tudo isso a partir de oficinas e aulas regulares para todas as idades no contraturno das escolas da região, abrangendo os 7 focos de atividades da fazenda: conviver, fazer, bem-ser, explorar, criar, observar e debater; cursos profissionalizantes para adolescentes e adultos – como operação e manutenção de máquinas rurais, confecção de doces e geleias, avicultura, produção de mudas, turismo, viveirismo, cultivo de fruteiras e outros – oficinas variadas de artesanato, tear, carpintaria, costura, bordado, culinária, yoga, música e futebol.
Além disso, a Fazenda Vira-Mundo promove festivais, feiras e apresentações sazonais, como festivais de cinema, feiras de produtos locais e apresentações musicais.
Onde: Estr. Brejal, 1500 – Posse, Petrópolis
Mais informações: (24) 99935-3549
Estação Jaqueira
Idealizada por um grupo de moradores, a Estação Jaqueira nasceu no endereço onde funcionou um dos mais tradicionais hotéis do Vale, o Tambo Los Incas, com o belíssimo intuito de contribuir para a comunidade a partir de ações artísticas e educativas.
Quem conhece o espaço, no Vale do Cuiabá, tem a oportunidade de vivenciar inúmeras experiências, desde a visitação ao Centro de Artes, que apoia, divulga e integra os artistas e a comunidade local, com programação de exposições, cursos e eventos de audiovisual, artes plásticas e música, até a de um viveiro, que produz mudas nativas da Mata Atlântica, elabora e executa projetos de reflorestamentos, pomares, hortas e jardins, visando a produção agroflorestal e a integração de abelhas nativas na restauração do meio ambiente.
A Sala de Leitura na Estação Jaqueira é outro espaço que merece ser ocupado, com obras de arte contemporânea, arte popular, meio ambiente e povos originários.
Onde: Estrada Ministro Salgado Filho, nº 2.781, Vale do Cuiabá
Mais informações: @estacaojaqueira2020
Instituto Caminho da Roça
O Instituto Caminho da Roça reúne pessoas que acreditam na educação e na cultura como agentes de transformação e onde todas as formas de arte se manifestam e se encontram. O espaço fica no Centro de Secretário e promove atividades de educação, cultura, agroturismo e empreendedorismo. O projeto comunitário oferece aulas gratuitas de violão, piano, teclado, canto/coral, sanfona (acordeon), capoeira, fotografia, informática e educação ambiental a crianças e jovens. Aos adultos, aulas de crochê, macramê, costura, culinária e plantas medicinais.
O espaço abriga, ainda, uma biblioteca pública que funciona de quarta a sábado das 10h às 17h. Na porta da sede, a comunidade encontra livros para doação e para empréstimo 24h.
Onde: Rua da Feira, nº 7 – Centro de Secretário
Mais informações: @institutocaminhodaroca
Piccola Arena
Você conhece a Piccola Arena? Localizada no Rocio, ela reúne duas galerias de arte, um teatro de arena, um ateliê a céu aberto e um bistrô que criam, juntos, um complexo cultural único e especial. O interessante é que o espaço foi idealizado e construído com recursos próprios por Mauricio de Memória.
Quem deseja respirar cultura e arte não pode deixar de visitar esse achado precioso no Rocio, que promove e recebe linguagens artísticas variadas – exposições, espetáculos, shows acústicos e eventos.
Onde: Estrada do Rocio, 3507 – Fazenda Inglesa
Mais informações: @piccolaarenacc
Centro Cultural Sesc Quitandinha
Você gosta de programações plurais e democráticas? Há alguns meses, o Sesc Quitandinha se transformou em um Centro Cultural dedicado à arte em todas as suas linguagens e formas de expressão. O objetivo, desde então, é abraçar o público e convidá-lo à troca de saberes e ampliação de ideias.
Onde: Av. Joaquim Rolla, n º 2 – Quitandinha
Mais informações: @ccsqoficial
Gostou deste roteiro? No canto superior da tela, à direita, selecione uma opção de compartilhamento: via link, Facebook, WhatsApp ou Twitter, e envie para amigos, conhecidos e familiares.
Siga a Casa & Campo no Instagram: @casaecampopetropolis
Confira, ainda, a agenda cultural deste fim de semana: Agenda cultural: mostras de cinema, encontros literários, feira de brechós, yoga gratuita e muito mais neste fim de semana