Roubos a estabelecimentos comerciais aumentam 7% em um ano
Câmeras, sistema de alarmes e até seguranças particulares são alguns dos recursos usados pelos comerciantes para coibir assaltos. Apesar de todo o aparato, ainda é grande o número de roubos registrados nas duas delegacias de polícia de Petrópolis – 105ª (Retiro) e 106ª (Itaipava). De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) houve um aumento de 7% neste tipo de ocorrências. Foram 17 entre janeiro de maio deste ano contra nenhum registro no mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública, em maio foram quatro registros. Já no mesmo mês de 2018, apenas uma ocorrência foi feita. Com relação a abril, houve uma pequena redução, quando foram registrados cinco assaltos a estabelecimentos comerciais.
Leia também: Duas pessoas são presas por tráfico de drogas no Bingen
Um dos casos que entraram para a estatística do ISP foi o roubo em plena luz do dia à Casas Bahia na Rua do Imperador, próximo ao Obelisco, no Centro. O crime aconteceu no dia 29 de maio, quando dois homens armados levaram celulares que estavam no estoque, fazendo os funcionários reféns. A dupla fugiu em uma moto em direção ao Quissamã. Até o momento ninguém foi preso.
Também em maio, dois postos de gasolina na Rua Paulo Hervê, no Bingen, foram assaltados por homens armados durante a madrugada o dia 24. Quase R$ 700 em espécie foram levados pelos criminosos. As imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos auxiliaram a polícia a encontrar um dos assaltantes, que foi preso dias depois do crime.
Outro assalto que assustou funcionários e clientes ocorreu a uma loja da Tim, na Rua do Imperador. O roubo também ocorreu no mês de maio, quando dois homens armados invadiram o estabelecimento durante a tarde do dia sete, levando 107 aparelhos de celular. O prejuízo foi superior a R$ 180 mil.
Além dos roubos a estabelecimentos comerciais, também houve aumento nos registros de assaltos a pedestres de 9,8% nos primeiros cinco meses do ano. Foram, 67 ocorrências em 2019 contra 61 em 2018. Ainda de acordo com os dados do ISP, houve crescimento de registros em todos crimes de roubos na cidade entre janeiro e maio. Nos cinco primeiros meses de 2019, foram 168 crimes. No mesmo período do ano passado, foram 131, ou seja, um acréscimo de 28%.
Estupros: aumento de 10,3% em um ano
Os casos de estupro também registaram aumento em um ano, de acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP). De janeiro a maio de 2019, foram 64 registros, enquanto que no mesmo período de 2018, foram 58 crimes, um aumento de 10,3%. Também houve acréscimo em relação ao mês de maio do ano passado, quando foram notificados 10 estupros. Já em maio deste ano, foram 18 casos.
Também foi registrado um aumento no registros de violência sexual em comparação ao mês de abril. De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública, foram 14 boletins de ocorrência registrado neste período.
Esse elevado número de estupro registrados nas duas delegacias de polícia – 105ª (Retiro) e 106ª (Itaipava) – colocou Petrópolis na lista dos 20 municípios do Estado que mais contabilizaram este tipo de crime em 2018. Foram no total, 141 ocorrências no ano passado. Nos últimos cinco anos, foram 538 estupros notificados na cidade. Entre 2016 e 2018 houve um aumento de cerca de 51% de violência sexual.