RPAs da Saúde com pagamentos atrasados apelam para vereadores, até mesmo os governistas
RPAs da Saúde com pagamentos atrasados apelam para vereadores, até mesmo os governistas
Funcionários contratados por RPA estão apelando a todos os vereadores – e não apenas os de oposição – para receber em dia. Lotados no HMNSE e Pronto Socorro no Alto da Serra, reclamam de atrasos nos pagamentos há meses, ainda que a cidade tenha R$ 29 milhões em verbas para enfretamento à Covid-19. E a bancada governista na Câmara tem ficado de saia justa por não saber como explicar o atraso constante.
É devagar…
Você leu aqui nas páginas de Cidade, da Tribuna, que Petrópolis caminha a passos de cágado manco na atualização do Plano Diretor de Turismo, vencido desde dezembro. E esta semana, o grupo Tribuna, com site e rádio, entrevistou os candidatos sobre um dos temas mais importantes da administração: planejamento. Sem ele não se faz nada, em todas as áreas.
…devagarinho
E eis que depois de publicada a reportagem, a Prefeitura diz que vai apresentar o plano hoje, na reunião do Conselho Municipal do Turismo. Os conselheiros também devem cobrar na reunião de hoje um posicionamento – e prazos – do governo sobre os equipamentos turísticos como o Palácio de Cristal obra presa na burocracia e na falta de observação das ações preservacionistas, 14 Bis sem manutenção e Theatro Dom Pedro com obras paralisadas por falta de projeto de acessibilidade.
Sem planejamento
Sobre a falta de diretrizes para a cidade, frase de um observador Partisans: “a prefeitura acha que a pasta Planejamento serve apenas para fazer remanejamento orçamentário. A secretaria foi descaracterizada e passou a ter uma atuação burocrática desde a década de 90”. De fato.
Viagem no tempo
O Democracia Cristão, antigo Partido Social Democrata Cristão, anunciou, oficialmente, ontem, que faz a sua convenção municipal dia… 11 de agosto. Vai ser a primeira convenção retroativa da história. Piadas a parte, o DC, assim que corrigir o edital, vai confirmar, dia 11 de setembro, a nominata de candidatos a vereadores da cidade. A principal estrela do partido é Paulo Igor, ex-MDB, vereador afastado.
Com limitação de fiéis, voltaram a ser celebradas as missas dominicais no Trono de Fátima. E para quem não conseguir reservar um assento, elas também são transmitidas pelo Facebook.
Fora do barco
O vice-governador Claudio Castro, que assumiu o governo com o afastamento de Wilson Witzel, disse que pode deixar o PSC, partido do governador e presidido pelo pastor Everaldo, que foi preso. Castro quer mostrar que estará acima de questões partidárias para salvar o Estado do Rio. Com isso, o PSC nas eleições municipais vai ficar à deriva. Em Petrópolis, também, com prejuízos para o pré-candidato a prefeito Jamil Sabrá Neto.
Maioria
Prefeito sem maioria na Câmara não consegue governar. Prova disso é o prefeito Renato Bravo, de Nova Friburgo, que teve as contas rejeitadas pelos vereadores e pode ficar inelegível. Vide, também, Sérgio Fadel que passou quatro anos na corda bamba. Por isso, Bernardo Rossi, trata os vereadores a pão de ló. E se eles ainda não se tocaram: nesta época agora podem pedir o que quiserem.
Feira livre
Parece feira algumas sessões da Câmara. Na hora de passar a chamada vereadores que não sossegam a periquita em seus lugares respondem de longe à lista de presença. Lá da Sala Vip (sim, ela ainda existe), eles gritam “sim”. Fica lindo.
Semana Brasil
A Black Friday brasileira, a Semana Brasil, de 03 a 13 de setembro, promete injetar R$ 3,9 bilhões na economia do estado do Rio, segundo a Fecomércio. Aproximadamente 6,7 milhões de cidadãos têm a intenção de adquirir algum produto ou serviço no período. É o caso das empresas de Petrópolis investirem nesta época principalmente em divulgação.
Liga pro Ernane!
E tá dando treta a entrega dos 176 apartamentos ainda não habitados no Vicenzo Rivetti. Futuros moradores estão à espera, desde que foram entregues os primeiros 600 apartamentos, de uma data para entrega das chaves do restante. E o assunto virou debate na Câmara, mas os vereadores não sabem qual o problema: falta de luz, água, encanamentos para a Caixa ainda não ter liberado as mudanças. E Silmar Fortes sugeriu… ouvir a prefeitura. Você é da base do governo, menino! Basta ligar para o secretário de Obras, Ernane Dias, e perguntar!
Reunião
Ainda sobre do assunto Vicenzo Rivetti – apartamentos sem luz e outros ainda não entregues – os vereadores, puxados por Leandro Azevedo, se reúnem amanhã, às 11h, na Sala das Comissões e esperam que o governo explique quem são os responsáveis – se a Enel, a construtora ou ela mesmo, a prefeitura – e, principalmente, como vai ser resolvido e quando.
Foto do alto da pedra da trilha do Quitandinha pelo Instagram do @viajareassim.