Rua no Valparaíso ameaça afundar; Prefeitura alega não ter recursos para obra

10/09/2022 16:16
Por Helen Salgado

Antes mesmo das tragédias que aconteceram na cidade este ano, moradores da Rua Presidente Ranieri Mazzilli, no Valparaíso, enfrentam os problemas estruturais da via. Com a tragédia, a situação só piorou. Desde 2021, os moradores pedem obras de reestruturação da rua, mas até o momento nada foi feito.

Em julho do ano passado, Fernando Gonzaga, um dos moradores, solicitou uma vistoria na Defesa Civil, que constatou um afundamento na via. A DC também analisou, na época, que não haviam dispositivos de drenagem das águas pluviais na via e nem na encosta. Na ocasião, o órgão recomendou que fossem feitas obras de reestruturação do muro de contenção com a construção de canaletas de drenagem das águas pluviais.

Também em julho, a fim de resolver o problema, Fernando fez um protocolo na Prefeitura Municipal solicitando as devidas providências. Frustrados com a falta de atenção da Prefeitura, Fernando recorreu a um vereador que fez um ofício na Câmara Municipal informando a necessidade das obras na via. Segundo Fernando, as Secretarias informaram aos moradores que, tanto o ofício quanto o processo, encontram-se parados aguardando orçamento.

Fernando é morador da rua há dez anos e conta que sempre teve uma sensação de abandono quanto aos serviços de manutenção da via pública, mas afirma que foi a partir de 2020, por causa da pandemia, que o morador tem ficado mais em casa que ele começou a acompanhar de perto os problemas que a Rua Presidente Ranieri Mazzilli vem apresentando ao longo do tempo.

“Por conta do aumento dos moradores na região a rua começou a apresentar um fluxo moderado de veículos, com isso o desgaste da via foi aumentando. Muitos buracos, e além das chuvas é claro. Nesse tempo que estou aqui, já registrei diversas ocorrências na Defesa Civil, inclusive, um processo na Prefeitura pedindo providências e nenhuma ação eficiente foi realizada por parte do município. Com isso, fica evidente o risco que a rua oferece. E, além do abandono, fica o medo de que alguma coisa ruim possa acontecer a qualquer momento”, desabafa.

O morador tem uma filha de apenas dois anos e diz que precisa passar pela rua que está desabando todos os dias. Para ele, a situação não é fácil. “Hoje entendo que as coisas não acontecem na nossa cidade, não por causa do cidadão que não faz a sua parte, mas pelo interesse real dos órgãos públicos em fazer a parte deles. Por isso pedimos socorro!”, conclui.

Ricardo Gehren é morador do local há 44 anos e é o proprietário da casa que foi atingida com a chuva do dia 20 de março quando parte da rua desabou. Com as chuvas chegando, Ricardo diz que o medo se intensifica ainda mais.  “A gente tem medo de que aquilo caia na nossa casa porque já aconteceu uma vez e eles não resolveram o problema. Inclusive o meu muro de contenção caiu justamente porque a água entrou na rua e derrubou o meu muro que até hoje a gente não fez porque não temos dinheiro”, afirma.

Questionamos à Prefeitura sobre as intervenções que informou que a Rua Presidente Ranieri Mazzilli, no Valparaíso, faz parte do levantamento da Secretaria de Obras sobre a necessidade de obras de recuperação em vias públicas, que serão realizadas de acordo com a disponibilidade de recursos da Prefeitura.

Últimas