Sábado foi marcado pelas aulas-shows do Petrópolis Gourmet

Merendeira do Cenip que sonha em ser chef foi convidada

07/11/2022 16:16
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

O sábado (5) foi marcado pelas aulas-show do Petrópolis Gourmet, realizadas no shopping Vilarejo em Petrópolis, com chefs do Rio e da cidade, reunindo público para aprender pratos do festival e também segredos e dicas das melhores receitas.  

As aulas-shows são uma programação paralela do Petrópolis Gourmet que, em sua 22ª edição, acontece em 31 bares, restaurantes, sorveterias e confeitarias até o dia 13, realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau. Já no dia 12, acontece o Agito Gastronômico, com pratos sendo confeccionados por vários chefs, a partir das 11h, na Praça da Inconfidência.

As aulas-shows de sábado tiveram uma convidada especial: Evanilda Gonçalves dos Santos, merendeira de 70 anos, que atua no Colégio D. Pedro II. Ela foi convidada a participar pelo Petrópolis Convention, após uma reportagem feita por jornais locais no dia da merendeira, destacando a ‘Tia Eva’ com a revelação de que seu sonho é se formar em gastronomia.

“Nunca tive numa aula assim, num evento desses e amei. Eu estou muito feliz com a oportunidade de ter participado.”, diz Tia Eva, merendeira mais antiga do Cenip e reconhecida como profissional de mão cheia. “Eu fico orgulhosa porque todo mundo gosta da comida que preparo.”, completa.

Foto: Divulgação

Assim como Tia Eva, os participantes das aulas-show tiveram a chance de estreitar mais conhecimento com o universo mágico e saboroso da cozinha. A tarde foi aberta com os chefs Cadu Freitas, Embaixador da Gastronomia do RJ em 2021 e Joyce Cafiero, nutricionista, gastrônoma e professora de gastronomia da UFRJ. Eles prepararam um strudel de frango com salada cítrica de manga.

“De todas as dicas importantes, a fase de preparação e escolha dos temperos é uma das mais importantes”, apontou Cadu Freitas, fala completada por Joyce Cafieiro: “ingredientes frescos e a combinação de sabores é essencial.”, ensinou.

Mônica Campanã, vencedora do Enchefs-RJ 2021, na categoria ‘comida afetiva’, e Diva Oliveira, vencedora do Enchefs-RJ 2022, na categoria ‘confeitaria’, também ensinaram segredos na sequência das aulas-shows. Especialistas em doces, elas fizeram uma torta de frutas amarelas com coco. 

Os anfitriões da tarde foram os ‘nossos’ chefs Wallace Braz (Katsura), um dos Chef Revelação do Petrópolis Gourmet 22 e Bruno Canatto (Ariá), vencedor do melhor menu do Petrópolis Gourmet 2022. Eles fecharam a tarde gastronômica com duas ‘aulas-show’. Bruno Canatto elaborou a receita vencedora do Petrópolis Gourmet, um arroz de chouriço com carqueja e Wallace Braz mostrou preparos de sashimis, temakis e makimonos.

“Sempre a uma boa mesa curtimos os melhores momentos em família e com amigos. E todo mundo tem um pouquinho de chef e quer sempre aprimorar mais. Esta é a parte do Petrópolis Gourmet em que o festival interage mais com o público e, depois de dois anos de distanciamento social, nesta edição está sendo ainda mais prazeroso.”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

Petrópolis Gourmet segue até o dia 13 em bares e restaurantes da cidade

Aberto no dia 27, o Petrópolis Gourmet deste ano batizado de “Sabores de João – um passeio pela culinária da monarquia brasileira” segue até o dia 13 de novembro, e já é considerado um sucesso. A inspiração do festival deste ano se relaciona e homenageia os 200 anos de Independência, uma agenda histórica e o tema do festival foi personificado em D. João VI, rei de Portugal e do Brasil, um amante da gastronomia.

Toda a programação do evento está disponível no site www.petropolisgourmet.com.br

Últimas