Sabedoria oriental I
Posso dizer que tenho três pés. Um no Cristianismo, um no Taoísmo e um no Budismo. Minha formação, durante a infância e a juventude, foi toda cristã. Posteriormente entrei em contato com o taoísmo através de meu mestre de tai chi chuan, Chen Pai Soo. Fui grande amigo de dois monges budistas: Ven. Vipassi e de Don Jayanetti (Venerável Anuruddha). Toda essa experiência determina hoje o meu estágio de conhecimento e de espiritualidade. Basicamente não há distinção entre as culturas já que as três têm por base o amor. Quanto à sabedoria, podemos dizer que está relacionada à experiência, à maturidade que o indivíduo adquire com a vida (em contraposição ao talento – que é uma habilidade natural; e à perícia, ou conhecimento técnico), e seu conceito psicológico evoluiu a partir de 1990 com os estudos das formas variadas da inteligência. Ainda na década de 1980, percebeu-se que o caráter das pessoas consideradas sábias trazia os seguintes aspectos: conhecimento, compreensão e experiência.
A sabedoria, assim, é algo relacionado à aquisição de conhecimento, mas isto vem acrescido dos aspectos emocionais e afetivos que, quando resultam num comportamento adequado, podem levar a um nível excepcional do funcionamento da pessoa: ou seja, ela avaliou, sentiu e lidou com uma situação problemática de forma ponderosa e equilibrada. Às vésperas da virada do ano, estes artigos da série, podem, talvez, ajudá-los a ultrapassar determinados problemas. À sabedoria oriental estão ligados numerosos aspectos e conhecimentos que buscam a autoajuda. Segundo a tradição Chinesa e a Japonesa, existe um centro no nosso corpo de armazenamento de energia chamado Tan Tien(chinês). Este centro físico de gravidade do corpo humano é considerado a morada da energia vital (ki). No Japão se diz que um mestre de caligrafia, esgrima, cerimônia do chá ou artes marciais "age a partir do hara"(japonês).
Instrutores de Budismo costumam orientar seus alunos a centrar a sua mente no tan tien como auxílio para controlarem seus pensamentos e emoções. Assim, agir a partir do tan tien é relacionado ao estado de samadhi (iluminação). Pode também ser percebida uma certa correspondência entre o conceito tan tien e o conceito indiano de swadhistana ou segundo chakra na filosofia da Yoga, considerado a origem do prana que se irradia para todo o corpo. É um ponto focal fundamental na prática da meditação Tao Yin, refere-se especificamente ao centro físico de gravidade do corpo, situado no abdomen a cerca de 5 cm abaixo e 5 cm para dentro em relação ao umbigo. O conceito de tan tien é um princípio teórico básico nas diversas linhagens de meditação e de artes marciais orientais especialmente nas artes marciais chinesas internas e no Aikido japonês.
É também considerado muito importante na medicina tradicional chinesa. O fortalecimento da saúde através da revitalização desta região fundamenta as práticas de Qi Gong, Nei Gong, Tao Yin, e os treinamentos da respiração. Podemos dizer que assim como as panturrilhas das pernas são consideradas o 2º coração pois bombeiam o sangue para cima e por isso devem ser sempre exercitadas, o tan tien pode ser o 2º cérebro do corpo, pois os dois têm capacidade de curar.
No próximo artigo será enfocado o tema da meditação. A meditação é uma prática que, através de um conjunto de técnicas, busca treinar a focalização da atenção. Sua origem é muito antiga, remontando às tradições orientais, especialmente a yoga e o budismo, mas o termo também se refere a práticas adotadas por algumas religiões, como o cristianismo, o judaísmo, o islamismo, o taoísmo e o xamanismo, entre outras. A palavra meditar tem origem no latim mederi, que significa “tratar, curar, dar atenção a”. Até lá… e exercite o seu tan tien.
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