Saiba como denunciar irregularidades à Justiça Eleitoral

13/11/2020 12:43

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou no seu site um canal para denúncias de disparo em massa no Whatsapp. E ainda conta com aplicativo Pardal, onde as denúncias são encaminhadas diretamente para o Ministério Público Eleitoral. O disparo em massa é um procedimento por meio do qual uma pessoa, uma empresa, um robô ou um grupo de pessoas envia uma mensagem para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. O texto da mensagem geralmente é impessoal, pode conter links e conteúdos suspeitos, alarmistas ou acusatórios. Fique atento!

Esse tipo de denúncia pode ser feito no site do Tribunal. Já o aplicativo Pardal pode ser acessado pela internet. E também é possível fazer o download do aplicativo para dispositivos móveis (smartphones ou tablet) nas lojas Google Play e App Store.

Leia também: Entenda a diferença dos votos brancos, nulos e abstenções e como podem influenciar no resultado da eleição

No aplicativo haverá ainda um detalhamento maior na fase de identificação dos denunciantes, a fim de evitar: notícias de irregularidades que se utilizem de dados de terceiros; inclusão da autenticação de dois fatores para encaminhamento da notícia via sistema Pardal; impedimento de envio de notícia de irregularidade sem o preenchimento integral dos campos relativos ao tipo de denúncia e aos dados do denunciante; e utilização do sistema Pardal apenas para notícias relacionadas às irregularidades da campanha eleitoral que estejam submetidas ao poder de polícia da Justiça Eleitoral. 

As denúncias que não dizem respeito a campanha eleitoral, poderão ser encaminhadas para Ministério Público Eleitoral. O app também oferecerá uma melhor qualificação do denunciante. Isso significa que, ao enviar a denúncia, a pessoa receberá um e-mail de confirmação, que será enviado para a caixa postal do denunciante.

Leia também: Veja o que muda e quais regras devem ser seguidas nas eleições deste domingo

Últimas