São Paulo desafia jejum de 77 dias como visitante para se reerguer no Brasileirão

18/09/2022 07:20
Por Marcos Antomil / Estadão

Há quatro jogos sem vencer no Brasileirão e um dos piores times do returno, o São Paulo precisa se concentrar na disputa do torneio nacional para não ver os riscos de rebaixamento aumentarem. Para dar início a esse novo momento, nesta 27ª rodada, o time de Rogério Ceni terá pela frente o Ceará, adversário direto na parte inferior da tabela. O jogo acontece neste domingo, às 16h, na Arena Castelão.

A última vitória do São Paulo como visitante na temporada foi no distante 3 de julho, sobre o Atlético-GO, por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro. Esse foi seu único triunfo fora de casa no torneio até aqui. A Arena Castelão, porém, traz boas lembranças. Foi lá que o time tricolor foi algoz do Ceará e o eliminou nos pênaltis nas quartas de final da Copa sul-americana, para cuja decisão o São Paulo está classificado e pega o equatoriano Independiente del Valle no dia 1º de outubro, em Córdoba, na Argentina.

Se as estatísticas e o momento tricolor jogam contra, o torcedor do São Paulo tenta se apegar na necessidade da equipe de se recuperar no Brasileirão para confiar em uma vitória longe de seus domínios. Outro ponto favorável é que o Ceará é um dos piores mandantes do campeonato. Os alvinegros só ganharam três jogos em 13 disputados.

São Paulo e Ceará têm campanhas quase idênticas: 31 pontos, seis vitórias, treze empates e sete derrotas. O saldo de gols é o critério que os diferencia neste momento, com os paulistas em vantagem (2 a 0). Ambos estão perigosamente próximos da zona da degola e, apesar dos conjuntos mais confiáveis que possuem em relação aos adversários, estão com o sinal de alerta ligado para os compromissos decisivos.

No São Paulo, a escalação será condizente com o aspecto físico dos jogadores. Rogério Ceni se preocupa com a recuperação dos atletas após a derrota para o Flamengo na Copa do Brasil e se vê obrigado a economizar energia para a final da Copa sul-americana, que acontece em duas semanas.

“A gente pensa no dia 1º, mas não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar pontos no Brasileirão. Temos que tentar o melhor que a gente tem na parte física e técnica. Chegou em um ponto em que não dá mais pra deixar para depois. Vamos jogar com o máximo de força possível contra o Ceará e o Avaí. Precisamos usar tudo o que temos para não correr riscos no Brasileirão. Não podemos deixar acontecer isso”, afirmou Rogério Ceni.

Ceni já sabe de antemão que não poderá contar com o zagueiro Miranda e o atacante Eder, que estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Assim, o ex-goleiro mantém certo mistério para definir o time titular para o jogo com o Ceará. A fisiologia será novamente crucial para a escalação.

Últimas