São Paulo pega Botafogo de olho em vantagem nas quartas e podendo ajudar o Santos

05/03/2023 05:30
Por Rodrigo Sampaio / Estadão

Matematicamente classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista, o São Paulo vai buscar a vitória diante do Botafogo, em Ribeirão Preto, para se classificar em primeiro lugar em sua chave e garantir a vantagem de jogar em casa o primeiro duelo do mata-mata. Um triunfo do time de Rogério Ceni no domingo, na Arena Eurobike, às 16h (horário de Brasília), pode ajudar o arquirrival Santos a passar de fase.

O tricolor paulista lidera o Grupo B com 20 pontos, mesma pontuação do Água Santa, mas o time do Morumbi leva a melhor no saldo de gols (11 a 3). Já o Botafogo, que vem de classificação para a segunda fase da Copa do Brasil após empatar fora com o Parnahyba, ainda sonha com a ponta do Grupo A e tem duelo particular com o Santos pela vaga.

Para classificar em primeiro, o Botafogo precisa vencer o São Paulo e torcer por uma derrota do líder Red Bull Bragantino contra o São Bento – precisando ainda tirar dois gols de saldo. Em caso de empate, o time de Ribeirão vai precisar apenas que o Santos não vença o Ituano para se classificar. Mas se o Botafogo perder para o tricolor paulista, vai precisar torcer para os santistas serem derrotados para ficar com a vaga nas quartas.

Rogério Ceni terá os retornos dos laterais Igor Vinicius e Orejuela para o duelo. A dupla volta a ficar à disposição após período afastado por lesão. Erison, David, Wellington, Diego Costa e Caio ainda se recuperam e devem ser liberados para o mata-mata. O artilheiro argentino Calleri, com uma lesão no tornozelo direito, deve voltar apenas após o fim do Estadual. Ferraresi, Arboleda e André Anderson ainda não têm prazo para voltar.

Quem ainda não tem presença confirmada para o duelo com o Botafogo é o atacante Pedrinho. A ex-namorada do jogador registrou um Boletim de Ocorrência contra o atleta por violência doméstica, ameaça, injúria e lesão corporal na última segunda-feira. Com as ausências de Calleri e Erison, o atacante era cotado para assumir uma vaga no time titular.

Pedrinho participou normalmente dos treinos nesta sexta-feira, mas há a possibilidade de não ser relacionado para a partida. Em nota, o São Paulo afirmou que repudia qualquer agressão contra mulheres, mas afirma que agirá e tomará as medidas cabíveis quando o caso for devidamente apurado. “A entidade aguarda e acompanhará com máxima atenção a apuração da polícia e dos demais órgãos competentes. O clube jamais compactuará ou aceitará qualquer tipo de agressão contra a mulher”, disse o clube, em nota.

A tendência é que mais uma vez o meio-campista Giuliano Galoppo seja improvisado no ataque. Contratado no ano passado, o argentino de 23 anos desabrochou nesta temporada e vive seu melhor momento desde que chegou ao Morumbi. O jogador é o vice-artilheiro do Paulistão com sete gols, um a menos que Róger Guedes (Corinthians), e titular absoluto da equipe de Rogério Ceni.

BOTAFOGO

Dependendo de suas forças para avançar às quartas de final do Paulistão, o Botafogo recebe o São Paulo. E, curiosamente, vai ter o técnico Adilson Batista, que substituiu Paulo Baier, pela primeira vez no comando do time na competição.

“É bem estranho, mas no futebol todo jogo é decisivo. Este aqui vale uma vaga nas quartas de final, que é importante para o clube”, disse o técnico, que estreou no banco de reservas em outra ‘decisão’ pela Copa do Brasil na quarta-feira passada. O time segurou o empate sem gols com o Parnahyba, no Piauí, e avançou à segunda fase pela primeira vez na história.

A classificação deu uma nova motivação nos jogadores e também animou a torcida, que deve ir em grande número ao Santa Cruz. Dos 27.827 ingressos colocados à venda, cerca de 11 mil entradas já foram vendidas antecipadamente, sem contar o sócio-torcedor.

O único setor esgotado até o momento é da arquibancada visitante. Por isso, a diretoria pediu uma carga extra de ingressos para o setor de numerada coberta, localizada no setor das cadeiras cativas. As entradas para o local custam R$ 300 (inteira) e R$ 150 (meia-entrada).

Como a viagem de volta do Piauí foi desgastante, o técnico Adílson Batista só comandou um treino tático na sexta-feira à tarde. Ele contará com os retornos do zagueiro Marcel, além dos atacantes Osman e Caio Dantas, que cumpriram suspensão na última rodada do Paulistão, na derrota para o Água Santa, por 1 a 0. Mas eles já atuaram na estreia da Copa do Brasil.

Por outro lado, o zagueiro Lucas Dias, o lateral-esquerdo David Luiz e os atacantes Vitor Leque e Salatiel são desfalques certos, todos entregues ao departamento médico.

Atualmente na segunda colocação do Grupo A com 14 pontos, o Botafogo depende apenas de suas forças para avançar. Ele está na frente do Santos nos critérios de desempate. Mas caso seja derrotado e o rival pontue, ficará de fora do mata-mata. Nesta chave, o Red Bull Bragantino é líder e está classificado com 17 pontos.

Últimas