Saque calamidade estará disponível a partir desta terça

Recurso inclui apenas moradores dos primeiro e segundo distritos; prazo para saque termina em maio

28/03/2022 18:44
Por João Vitor Brum, especial para a Tribuna

O cotidiano de Petrópolis ainda não voltou ao que era antes da tragédia de 15 de fevereiro. Os prejuízos econômicos das chuvas ainda estão sendo contabilizados, principalmente entre as famílias mais afetadas. Uma das medidas anunciadas para minimizar o impacto  na população foi o Saque Calamidade da Caixa Econômica, que a partir desta terça-feira pode ser solicitado.  O prefeito Rubens Bomtempo chegou a anunciar que havia pedido à Caixa que o benefício fosse estendido para toda a população, mas nessa segunda-feira, a Caixa confirmou à Prefeitura que o saque só será possível para moradores dos primeiro e segundo distritos.

Os locais que serão beneficiados com a liberação do Saque Calamidade são indicados pela Prefeitura ao Ministério do Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica. No dia 09 de março, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou que havia enviado um ofício à Caixa solicitando que o benefício fosse liberado para a toda a população.  

Leia também: Ampliação do saque calamidade é autorizado pelo governo federal; liberação depende de comunicação da Prefeitura 

A liberação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), em função da calamidade pública, foi anunciada logo após o temporal de fevereiro, mas apenas agora os valores foram liberados para os moradores das localidades diretamente afetadas. As famílias atingidas pelas chuvas de 7 a 14 de janeiro também têm direito ao saque, que foi disponibilizado ainda em fevereiro. 

Agora, o benefício só poderá ser solicitado por moradores das regiões do primeiro e segundo distritos, áreas mais afetadas pelas chuvas. Entretanto, moradores de outras localidades e que também foram afetados direta ou indiretamente pela tragédia vão ficar de fora. 

Saiba como solicitar: 

O saque pode ser solicitado nas agências da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. No caso do aplicativo, o primeiro passo é clicar na opção “Meus Saques” e selecionar a opção “Outras Situações de Saques”.

Depois, é preciso selecionar o motivo do Saque “Calamidade Pública”, incluir o municipio de sua residência e clique em “Continuar”.  Na página seguinte, o solicitante deve escolher se prefere sacar o dinheiro presencialmente ou recebê-lo em crédito em conta bancária. 

Por fim, será necessário fazer upload dos documentos requeridos e confirmar a solicitação, que será analisada pela Caixa. Caso tudo siga as exigências, o valor será creditado na conta. Moradores de Petrópolis terão até o dia 18 de maio para concluir o saque.

Últimas