Saúde ainda não tem data para retomada dos atendimentos eletivos
Já na segunda semana das flexibilizações de retomada do comércio e serviços, a Prefeitura ainda não apresentou o plano de retomada dos atendimentos eletivos de saúde. Estão sendo atendidos prioritariamente apenas casos de oncologia, neurologia, urgências de ortopedia e cardiologia, como já vinha sendo feito antes do início da flexibilização. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma de retomada ainda está sendo estudado.
Todos os atendimentos não urgentes foram suspensos em março, quando tiveram início as medidas de distanciamento social. Há três semanas, a Prefeitura havia informado que a remarcação das consultas, exames e cirurgias seria feita de forma gradual, junto com as flexibilizações, mas depois voltou atrás e disse que ainda estuda a retomada.
Suspensos por mais de dois meses, os atendimentos eletivos geraram uma demanda acumulada. Segundo a Prefeitura, cada unidade de saúde ficará responsável por suprir sua demanda e contará com a ajuda da Secretaria de Saúde, se necessário. O estudo da retomada de atendimentos inclui também as cirurgias eletivas.
Leia também: Justiça mantém proibida a circulação de ônibus intermunicipais e interestaduais em Petrópolis