Saúde amplia serviço de atendimento domiciliar

26/01/2018 17:25

Em menos de um mês após a chegada de três carros para o Programa Melhor em Casa, a Prefeitura já conseguiu ampliar o atendimento domiciliar para mais 117 pacientes. Atualmente, 667 pessoas são contempladas pelo serviço multidisciplinar composto por atendimentos médicos, de enfermagem, fisioterapia, nutricionista e psicólogos. Garantindo o acompanhamento clínico de pessoas impossibilitadas de se locomoverem até uma unidade de saúde. Com a chegada dos carros, cada equipe realiza de 6 a 7 visitas por equipe por dia, uma média de 60 por mês.

O serviço implantado em maio, graças a recursos transferidos pelo Governo Federal, da ordem de R$ 156 mil mensais, inclui a compra dos carros, insumos e materiais utilizados durante os atendimentos.

Para cadastrar o paciente, um parente deve entregar cópia de todos os documentos pessoais, laudo médico e comprovante de residência da pessoa na sede do programa localizada na Rua Hívio Naliato, 169, em Cascatinha.

“Conseguimos proporcionar um atendimento de qualidade a muitos petropolitanos, pois o programa facilita o atendimento não só de pessoas com doenças crônicas ou em situação pós-cirúrgica, como também portadores de deficiência e idosos. O programa também evita as internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência, com a chegada dos carros estamos ampliando ainda mais os atendimentos”, afirma Bernardo Rossi.

O Melhor em Casa conta com três Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs) composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta que presta o atendimento clínico e de reabilitação a esses pacientes em casa semanalmente. As equipes estão dotadas nas Unidades Básicas de Saúde: Quitandinha, Itamarati e Itaipava.

“Nossa assistência é muito ampla, temos de criança a adultos de todas as idades. Nós temos no nosso município um grande número de pacientes jovens vítimas de acidentes de trânsito e que requer esses cuidados especiais. Com a chegada dos carros conseguimos realizar de 6 a 7 visitas por equipe por dia, uma média de 60 por mês. Queremos não só ampliar a assistência do programa como também reforçar a referência de acompanhamento junto aos postos de saúde após a alta do programa”, avalia Silmar Fortes.

Há ainda uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP) formada por fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e assistente social que fica de suporte às EMADs na sede do programa em Cascatinha.

Como participar do programa

A coordenadora do programa, Eliane Shirato, esclarece que os pacientes assistidos pelo Melhor em Casa precisam de encaminhamento médico e estar impossibilitados de sair de casa para tratamento em alguma unidade de saúde. Atualmente, há 60 pacientes com acompanhamento semanal.

“Assim que ele estiver com as condições clínicas restabelecidas, ele é encaminhado para o tratamento na rede, seja em uma UBS, PSF ou clínica especializada, como, por exemplo, acontece nos casos de fisioterapias. Os pacientes assistidos pelo programa ainda tem prioridade de agendamento de consultas e exames e em casos de urgências o SAMU é acionado imediatamente para socorro”, disse Eliane Shirato.

Documentos necessários

Cópias da Identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e laudo médico.

Sede Melhor em Casa – Serviço de Atenção Domiciliar, situado à Rua Hívio Naliato, 169 – Cascatinha Tel: 2235-2684. Atendimentos de segunda a sexta-feira de 8 às 17h.

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