Saúde antecipa segunda dose da Pfizer para vacinados até 16 de novembro a partir desta quarta

07/12/2021 20:52
Por Redação / Tribuna de Petrópolis

A Secretaria de Saúde inicia nesta quarta-feira (08/12) a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer/BioNTec para pessoas que receberam a primeira dose do imunizante até o dia 16 de novembro. A redução do intervalo – de oito semanas para 21 dias – segue a orientação do Ministério da Saúde. Até segunda-feira (06), 81,06% do público maior de 12 anos já apresentava o esquema vacinal completo com as duas doses ou dose única da vacina. Nessa mesma faixa etária, 92.25% da população havia recebido pelo menos uma dose do imunizante.

A Secretaria de Saúde lembra que para receber a segunda dose não é necessário agendamento. Basta retornar ao ponto onde foi feita a primeira aplicação e apresentar o cartão de vacinação. O documento é fundamental para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe. A pessoa também precisa portar CPF e documento de identidade com foto.

“A redução de internações e óbitos que vemos hoje, com a cidade voltando aos patamares registrados nas primeiras semanas da pandemia, é resultado da vacinação. A orientação neste momento é para que a pessoa verifique no seu cartão a data em que recebeu a primeira dose e retorne para concluir o esquema de vacinal quando chegar o momento. A orientação também vale para quem por algum motivo perdeu a data de retorno. Nestes casos, a pessoa deve procurar o posto o quanto antes.”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

No município 239.463 pessoas receberam a primeira dose, 6.805 receberam a dose única e 209.586 completaram o esquema de vacinação. Equipes da Divisão de Imunização aplicaram até o momento, 32.671 doses de reforço.

Ao passo que a imunização avança, Petrópolis segue consolidando o cenário de queda nos números de internações e mortes. Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde apontam que – com oito mortes registradas – novembro foi o mês com menor número de óbitos por covid-19 confirmados na cidade desde o início da pandemia, em março do ano passado, quando foram confirmadas as duas primeiras mortes pela doença.

Últimas