Saúde apresenta plano de retomada dos atendimentos eletivos, mas sem previsão de datas
A pedido dos ministérios públicos federal e estadual, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou nessa semana o plano de retomada do atendimento ambulatorial eletivo. A data para a início da retomada, no entanto, ainda não foi definida. Segundo o relatório, a retomada será feita de forma gradual, com prioridade para os pacientes de maior risco e vulnerabilidade. Apenas o ambulatório de ortopedia do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp (HMNSE) retornou as atividades nessa semana, mas com restrições. A Prefeitura afirma que estuda o prazo para a retomada dos serviços ambulatoriais com cuidado e responsabilidade.
O ambulatório de ortopedia do HMNSE retornou com as atividades na última quarta-feira (23). Estão sendo atendidos 40 pacientes por dia, divididos entre o turno da manhã e da tarde. Todos os atendimentos são agendados por meio dos encaminhamentos da rede municipal de saúde. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Segundo a Prefeitura, somente os atendimentos ambulatoriais estão sendo feitos no Centro Ortopédico. Os atendimentos das emergências de traumas continuarão sendo realizados no Hospital Alcides Carneiro até o fim da pandemia de Covid-19.
De acordo com as informações apresentadas aos ministérios públicos, os atendimentos de consultas eletivas nas unidades de saúde serão retomados de forma gradual, atendendo apenas 50% da capacidade do número de consultas, para evitar aglomeração nas salas de espera. O relatório também apresenta uma série de medidas de higiene e proteção que serão adotadas pelos profissionais de atendimento – além da obrigatoriedade do uso de máscara pelos pacientes e a disponibilização do álcool em gel em todas as unidades. As atividades coletivas também serão retomadas com número de participantes reduzido a 10 pacientes por grupo.
O HAC ainda não tem previsão para retomada dos exames eletivos, mas apresentou o plano. Os atendimentos serão previamente agendados de modo a garantir o intervalo entre os pacientes e evitar aglomeração na espera. As consultas também serão retomadas da mesma forma, seguindo as recomendações de prevenção e segurança.
Leia também: Petrópolis não tem data para retomar provas de habilitação, diz Detran