Saúde inicia nesta segunda nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo

18/11/2019 12:00

Começa nesta segunda-feira, dia 18, a segunda fase da Campanha Nacional Contra o Sarampo. A campanha foi divida em duas etapas, e na próxima semana será voltada para os adultos da faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta em dia.

Com a volta da circulação do sarampo em vários estados brasileiros foi lançada a Campanha Nacional Contra o Sarampo, no último mês, dividida em duas etapas. A segunda fase, que será iniciada na próxima segunda-feira, visa vacinar os adultos de 20 a 29 anos que ainda não tenham sido vacinados com as duas doses da Tríplice Viral ou Dupla Viral.

Leia também: Saúde fará busca ativa de crianças ainda não vacinadas contra o sarampo

Leia também: Mas afinal, o que é o sarampo? Eu posso pegar?

A vacina estará disponível em 15 salas de vacinação do município, a partir do dia 18, até o dia 30 de novembro (Dia D). Os profissionais verificarão as cadernetas de vacinação e as salas ficarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. 

Na primeira fase, a vacinação teve como público-alvo crianças de seis meses a quatro anos de idade e foram aplicadas 989 vacinas. Este ano, já foram imunizadas 15.042 pessoas com a vacina do sarampo. Em Petrópolis, nenhum caso foi confirmado.

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.

Postos: Centro de Saúde, PSF São Sebastião, PSF Morin, PSF Alto da Serra, UBS Quitandinha, UBS Independência, UBS Mosela, UBS Retiro, UBS Itamarati, Hospital Alcides Carneiro, Ambulatório Escola, UBS Pedro do Rio, PSF Posse, UBS Araras e UBS Itaipava.

No Dia D, o Ambulatório Escola não funcionará e o Posto de Saúde do Vale das Videiras ofertará a vacina.

 

Últimas