Saúde investiga 43 casos suspeitos da variante Ômicron no estado
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, informou nesta sexta-feira (24), que iniciou a investigação de 43 casos suspeitos da variante Ômicron em oito municípios do estado (Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé, Nilópolis, Niterói, São Gonçalo, Saquarema e Volta Redonda).
A pasta foi comunicada ontem (24) pela Rede Dasa RJ de 43 exames de RT-PCRs para COVID-19 (realizados empregando o kit Thermo Multiplex) com indicativo da presença da variante Ômicron. As amostras foram coletadas entre os dias 1 e 20/12.
De acordo com a secretaria, não se trata de casos confirmados da variante Ômicron, uma vez que este tipo de análise empregada nos exames serve como método de triagem. As amostras serão sequenciadas pela Dasa e os resultados sairão nas próximas semanas.
Paralelamente, a SES disse que já entrou em contato com as vigilâncias desses municípios para que possam realizar a investigação e acompanhamento dos pacientes e contatantes. Para aqueles pacientes em que ainda for possível realizar PCR, equipes das vigilâncias municipais vão coletar o exame para encaminhar ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen RJ). Os casos positivos seguirão para sequenciamento no laboratório de referência da Fiocruz.