Saúde passará a controlar frequência de servidores com ponto biométrico

09/10/2019 17:23

A Secretaria de Saúde concluiu a implantação do sistema de controle de frequência por ponto biométrico e a estimativa é de que o serviço comece a ser usado nas 75 unidades de saúde a partir de novembro. Até o dia 18 de outubro serão finalizados os cadastros biométricos de 200 dos 2.200 servidores da pasta. Feita esta etapa o setor do poder público atuará de acordo com as determinações do Ministério Público. Todo o processo de registro de profissionais e instalação de equipamentos teve início em maio e pretende garantir melhor gestão sobre as atividades dos servidores.

Os registros já podem ser feitos pelo site da prefeitura e entre os dias 14 e 18 deste mês, todos os profissionais que ainda não realizaram a biometria deverão comparecer pessoalmente no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde.

Os pontos biométricos já foram instalados em todas as instalaçãoes da Saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Postos de Saúde da Família (PSFs), unidades hospitalares e Centros de Atenção Psicossocial, além das áreas administrativas.

A aquisição dos aparelhos foi feita por processo licitatório, por meio do qual foi contratada empresa especializada no serviço. Além dos pontos de biometria, em uma próxima etapa serão instaladas câmeras de monitoramento nas unidades. A medida visa garantir melhor acompanhamento de frequência dos profissionais, que será possível pela base instalada no setor de Recursos Humanos da Secretaria e também remotamente, por aplicativo acessado por aparelho móvel.

“Estamos caminhando para uma nova fase da gestão, visando a melhoria dos serviços prestados. Este é mais um elemento que nos garantirá melhor gestão sobre o funcionamento de todas as nossas unidades”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck. A partir da instalação dos pontos biométricos será possível a garantia do controle da frequência do servidor, no tempo em que é contratado para executar as atividades, nas diferentes unidades. O sistema possibilitará maior controle das faltas que deverão ser obrigatoriamente justificadas.

Últimas