Saúde reduz intervalo de reforço para quatro meses a partir desta terça

21/12/2021 08:34
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde informou que reduzirá o intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 de cinco para quatro meses. A nova determinação já valerá a partir desta terça-feira (21).

Com isso, maiores de 18 anos que tomaram a segunda dose do imunizante há quatro meses já poderão realizar o agendamento para a aplicação extra. Imunossuprimidos podem receber uma dose extra – quarta dose – além das duas doses do esquema vacinal e a dose de reforço.

Nesta segunda-feira(20), o Ministério da Saúde publicou a nota técnica que determina a redução do intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra o coronavírus para quatro meses. O documento também estabelece agora uma quarta dose do imunizante, a ser aplicada quatro meses depois da terceira em todos os imunocomprometidos acima dos 18 anos.

Leia também: Saúde reorganiza postos de vacinação contra covid-19; confira os locais em funcionamento 

De acordo com o Ministério, as pessoas que têm 18 anos ou mais e foram imunizadas com a vacina de aplicação única da Janssen, a dose de reforço (segunda) deve ser administrada dois meses depois. Já gestantes e puérperas (45 dias após o parto) devem receber o reforço cinco meses após completarem o esquema vacinal. Neste caso, o imunizante indicado é o da Pfizer.

Últimas