“Saúde Sem Barreiras”: novo projeto da UNIFASE promove educação em saúde de forma inclusiva

29/out 19:11
Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

A UNIFASE vai lançar o projeto pioneiro “Saúde Sem Barreiras – Educação em Saúde para Todos”, que tem como objetivo promover conteúdos educativos sobre saúde de forma acessível e inclusiva para toda a comunidade, especialmente para pessoas com deficiência. O primeiro vídeo do projeto traz como tema “Acessibilidade nos serviços de Saúde” e vai ao ar nesta quarta-feira, a partir das 13h. O conteúdo pode ser acessado através do perfil do projeto no Instagram ou pelos canais oficiais da instituição.

A proposta do projeto de extensão inclui vídeos curtos adaptados com legendas, linguagem simples, janela em Libras e audiodescrição, que serão publicados semanalmente às quartas-feiras no perfil do projeto no Instagram e nas redes sociais da UNIFASE no destaque de acessibilidade no Instagram e no shorts do canal da instituição no YouTube. Os conteúdos serão produzidos pelos alunos de enfermagem com supervisão de professores, para garantir que as informações de saúde sejam seguras e que contribuam para que a população seja corretamente orientada.

De acordo com a professora Clévia Sies, coordenadora docente do projeto, “O ‘Saúde Sem Barreiras’ é uma inovação, pois nenhuma outra instituição de ensino superior tem um projeto voltado para a educação em saúde, que seja completamente acessível a toda a comunidade, especialmente às pessoas com deficiência. Nossa missão é democratizar o acesso à informação de saúde, garantindo que todos possam ser beneficiados, independentemente de suas limitações”, destaca.

A aluna de enfermagem, Thayná Martins, coordenadora discente do projeto, frisa a importância do envolvimento dos alunos na iniciativa. “Esse projeto nos permite contribuir com a comunidade e aplicar o que aprendemos em sala de aula. Estamos trabalhando para produzir materiais que não apenas informam, mas que também acolhem e respeitam as necessidades de cada indivíduo. É um desafio gratificante poder fazer a diferença”, afirma.

Últimas