Secretaria de Segurança recebe prêmio por radiocomunicação

03/03/2016 15:14

A Secretaria de Segurança conquistou prêmio internacional pelo desenvolvimento do Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual (Sirce). O projeto fluminense venceu na categoria “Melhor Uso de Sistemas de Centros de Comando e Controle” do International Critical Communications Awards 2016, em Londres, que premia as tecnologias digitais de comunicação nas áreas de segurança, transporte e serviços de utilidade pública.


O Sirce agiliza a comunicação entre o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e os policiais no atendimento à população. Para o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a vitória fluminense evidencia que o Rio de Janeiro dispõe do sistema mais moderno e inteligente de comunicação crítica integrada do mundo, o que permite contato ininterrupto em casos de emergência.


– A sociedade pode ter certeza de que mais do que cumprir um trabalho, o grupo que desenvolveu o Sirce colocou o serviço público do Rio em destaque – afirmou Beltrame.


O subsecretário de Comando e Controle, Edval Novaes, destacou que a equipe do projeto tem trabalhado intensamente no aperfeiçoamento da rede de comunicação para o dia a dia da segurança no estado e os Jogos Olímpicos. Para ele, o prêmio internacional une dois importantes projetos de tecnologia desenvolvidos pela Secretaria de Segurança: o Sirce e o CICC.


– Isso nos deixa bastante tranquilos para enfrentar os Jogos Olímpicos, do ponto de vista da tecnologia da comunicação – explicou o subsecretário.


Prêmio


Vinte e sete projetos de países como Alemanha, Reino Unido, Japão, Canadá, China e Holanda concorreram nas nove categorias do International Critical Communications Awards 2016. Além de reconhecer a contribuição das tecnologias digitais nas comunicações críticas, o prêmio destaca o papel das infraestruturas de comunicação e centros de comando e controle, como o CICC.


O Sirce também foi finalista nas categorias “Melhor Uso da Tecnologia TETRA em Segurança Pública”, “Projeto Tecnológico Sustentável” e “Excelência em Serviços e Sítios de Repetição de Sinais de Rádio”.


– Este marco vai nos ajudar a validar novas decisões e nos manter na trilha – ressaltou o gerente técnico do projeto, Rodrigo Moura.


Sistema de comunicação é modernizado


Com investimentos de R$ 100 milhões nos últimos dez anos em equipamentos de rede, infraestrutura e terminais, o Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual (Sirce) adquiriu 12 mil radiocomunicadores para modernizar e integrar a rede.


Os novos rádios operam na faixa de 380 MHz, exclusiva para órgãos de Segurança e Defesa Civil, e substituem os antigos aparelhos, adquiridos para os Jogos Pan-Americanos 2007. Dos 12 mil aparelhos adquiridos, 7 mil foram incorporados pelos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança – 5,4 mil para a Polícia Militar, 1.450 para Polícia Civil e 150 para uso interno – e os outros 5 mil estão cedidos para a organização dos Jogos. O Sirce está sendo expandido para o interior e, após as Olimpíadas, esses rádios serão redistribuídos, representando um legado para a segurança do Estado.


– O International Critical Communications Awards 2016 é o reconhecimento de que nossa equipe tem trabalhado para elevar os processos de gestão pública do Rio de Janeiro a níveis internacionais – ressaltou o superintendente de Comunicação Críticas do CICC, Alexandre Corval.


Os 12 mil novos radiocomunicadores são mais resistentes, inclusive à água, e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais distribuídas por todo o estado e o CICC, assim como áreas de competição.


Os aparelhos têm melhor qualidade de som, monitoramento por GPS, que permite a localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência, e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de SMS.

Últimas