Seeduc autoriza o funcionamento do Colégio e Curso Pensi

09/11/2016 16:16

O Colégio e Curso Pensi conquistou a autorização da Secretaria de Estado de Educação para funcionar. A decisão foi publicada na última sexta-feira (04) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. O imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico, onde está situado o colégio, na Avenida Koeller, passou por uma série de ajustes, com o objetivo de atender as solicitações feitas pela secretaria. Uma ação judicial determinou a visitação da equipe da secretaria, que aconteceu há cerca de dez dias. Com a legalização, a direção da escola espera contar com mais de 300 alunos para 2017. 

Coordenadora Pedagógica da unidade, Renata Pamplona disse que a publicação dá fim a especulação. “O desfecho do processo não poderia ter sido outro já que a escola foi projetada de acordo com as determinações legais e cumpriu todas as exigências para o funcionamento. Familiares e responsáveis com alunos matriculados na escola também estavam tranquilos pois acompanharam  o processo ao nosso lado desde o início. Fizemos questão de informá-los e manter a confiança na equipe”, disse. 

O imóvel conta com dois andares, com sete salas de aula. Na frente, um jardim de cerca de 400 metros quadrados. Na casa foi instalada uma recepção. As salas de aula foram equipadas de acordo com a quantidade de alunos em cada turma, foi colocada proteção de segurança na escada, proteções nas janelas e a unidade também está contando com duas salas de estudo. Além disso, os dois poços localizados no jardim receberam proteção, uma grade de proteção também foi colocada em uma escada no jardim e um portão de ferro foi colocado no final do espaço utilizado como área de lazer pelos alunos, separando a área de uma parte do terreno que ainda não está sendo utilizada. 

“A acessibilidade é uma prioridade. Criamos rampas de acesso em todo o primeiro pavimento do casarão histórico e no acesso às partes elevadas do terreno. As rampas foram integradas ao ambiente já existente. Quem visita pela primeira vez a Unidade Pensi Petrópolis acredita que os novos acessos sempre estiveram lá. A preservação do patrimônio histórico é essencial para a preservação da cultura e é preciso um maior cuidado. E tudo correu dentro do previsto. Uma equipe multidisciplinar especialista  atuou no planejamento de adaptação das instalações existentes e conseguimos resultados satisfatórios, ficando poucas pendências para 2017. Os  projetos de reforma e adaptações  foram encaminhados  para aprovação nos órgãos competentes e conseguimos todas as aprovações necessárias. Trabalhamos alinhados com o IPHAN para as intervenções previstas. Cito, por exemplo, a reforma do portão histórico que será feita por especialistas em restauração, mantendo todas as características originais. É preciso valorizar e cuidar da preservação do patrimônio histórico e não tomamos  nehuma iniciativa, por menor que possa parecer,  sem a autorização prévia do IPHAN”, disse Luiz Rosário, diretor regional do Pensi.

Ainda segundo o diretor regional, com as modificações, os alunos passam a usufruir de um ambiente ao mesmo tempo agradável e funcional. “Os próprios proprietários do imóvel elogiaram as modificações realizadas, pois estamos contribuindo para preservar esse patrimônio histórico. O Pensi faz parte do Grupo Eleva Educação, maior rede de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Em 2016, nós iniciamos nossas atividades em Petrópolis com uma proposta considerada inovadora e já tivemos resultados significativos nos principais concursos e vestibulares do país. Somente nesse primeiro ano de funcionamento, recebemos mais de 220 alunos e estamos com uma taxa de rematrícula de aproximadamente 96%, considerando os alunos rematriculáveis. Em 2016, recebemos alunos de vários colégios diferentes. Com a Unidade Pensi Petrópolis já totalmente legalizada, esperamos mais de 300 alunos para 2017”, disse Luiz.

Ainda com a intenção de melhorar o ambiente escolar, o colégio está preparando outras novidades para 2017. “Vamos dar continuidade ao trabalho que tem levado o Colégio e Curso Pensi a figurar entre os melhores colégios no Brasil. Além de trabalhar para que esses jovens conquistem com êxito o sonho da universidade ou da escola militar,  investimos na formação de cidadãos conscientes e preparados para lidar com as adversidades da vida. Para Ensino Médio, Olímpiadas Científicas, Plano de Estudos, Experiências Universitárias, Práticas Esportivas. Para Ensino Fundamental, estudos sim, mas também, desenvolvimento cultural e social. Nos planos para 2017 está construir a nossa quadra, e desta forma ter espaço para basquete, xadrez e mais espaço util para os alunos nos horários sem aula. Vale ressaltar que apesar de não termos quadra em 2016, não medimos esforços para locar quadra e transporte para a prática de educação física e vários eventos extras em clubes da vizinhança. Certamente participaremos dos Jogos Estudantis de Petrópolis no ano que vem. Nosso grande diferencial é o Projeto de Habilidades de Vida. Preparamos os jovens para o mundo, não apenas no que se refere às competências cognitivas, mas também desenvolvemos habilidades sociais. Convido a todos a virem ao Pensi para conhecer o projeto e os programas que fazem do Pensi uma instituição de ensino de excelência, não apenas pelos resultados, mas pela formação humana”, explicou Luiz.

Situado na Avenida  Koeller, nº130, o colégio atende os segmentos Fundamental II, Ensino Médio, Pré-Vestibular, Pré-Militar e Medicina e atualmente vários alunos contam com bolsas de estudos com descontos que chegam a 100%, dependendo do desempenho dos alunos em provas aplicadas na unidade.

Últimas