Segunda dose é antecipada para quem tomou vacina da Pfizer até o dia 20 de setembro
Quem recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 do laboratório Pfizer/BioNTech até o dia 20 de setembro pode receber a segunda dose do imunizante a partir desta segunda-feira (08/11). A Secretaria de Saúde reduziu o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da vacina – de 12 para oito semanas – seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, que anunciou a medida no fim do mês de setembro.
No mês passado, a Saúde fez a antecipação da segunda dose para as pessoas que receberam a primeira dose da Pfizer até 30 de agosto. “A antecipação está sendo feita de forma escalonada para que a vacinação siga de forma organizada e respeitando o prazo de oito semanas, necessário entre a aplicação das doses, conforme orienta o Ministério da Saúde. Na segunda-feira, as pessoas que foram vacinadas até o dia 20 de setembro completam as oito semanas necessárias para o intervalo. Nos próximos dias anunciaremos as demais datas de antecipação”, pontua secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
A orientação da Saúde é para que as pessoas vacinadas com a Pfizer verifiquem no cartão de vacinação o dia em que receberam a primeira dose e acompanhem as informações divulgadas pelos canais oficiais da Secretaria de Saúde para verificarem a data para receber a segunda dose. A segunda dose é aplicada no mesmo local em que a pessoa recebeu a primeira e não é necessário agendamento.
No momento da vacinação, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação, para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe, CPF e documento de identidade com foto.