Segundo turno já pode estar definido entre Hingo e Yuri

06/set 04:06

Os experientes estão fazendo as contas e dão como certa a aposta de que o segundo turno terá Hingo e Yuri na disputa. As projeções são feitas com base nos dados da pesquisa divulgada ontem, realizada pelo Instituto Gerp, também autor do primeiro levantamento divulgado no início de agosto. Neste um mês que separa as duas pesquisas, Yuri Moura cresceu quatro pontos percentuais, passando de 16% para 20% das intenções de voto. Esse crescimento empata com o de Hingo Hammes, que inflou três pontos percentuais, subindo de 24% para 27% das intenções de voto. Há análises que indicam que Hammes pode experimentar um crescimento mais estável, enquanto Yuri, por outro lado, tem potencial para ganhar mais força com as quatro semanas restantes de campanha. Isso, analisando como ambos se saem nas ruas.

Mais leve

O salto de Yuri é mais significativo (ainda que numericamente seja um empate) em comparação ao crescimento de Hingo, considerando que Hammes seria “mais conhecido” por ter sido interino em 2021. Yuri, que carrega o peso de 25 mil votos como deputado estadual, investe nas caminhadas nas comunidades, e a fórmula que está usando vem dando certo. Tanto que ele não assusta, sendo candidato do “bicho-papão” que colam no PSOL.

Tentativa de reverter

Rubens Bomtempo, com 54% de rejeição – e a escolha errada das bandeiras que empunha nesta campanha – no mesmo momento em que a pesquisa começava a ser divulgada pela imprensa, exibiu nas redes sociais um vídeo em que o presidente Lula lhe dá apoio, dizendo nominalmente que é seu candidato em Petrópolis. Naturalmente, afinal, o vice-presidente da República é Geraldo Alckmin, do PSB. Se a imagem de Lula vai lhe trazer mais votos, assim como as promessas de recursos para contenção de encostas e ônibus, aí é outra história.

Transferência ainda não rolou

Leandro Sampaio, que na primeira pesquisa registrava 7% dos votos, desistiu da disputa e aderiu à candidatura de Yuri. Esses votos ainda não foram transferidos a Yuri. Pelo menos, por enquanto. E podem não ser na totalidade. Porém, eles não migram para Bomtempo, e uma parte deve ir para Hammes.

Na lanterna

Já Eduardo do Blog e Bernardo Santoro amargam os últimos lugares nesta disputa. Blog perdeu três pontos percentuais, caindo de 10% para 7% das intenções de voto, mesmo tendo ao seu lado, como vice, o terceiro colocado a prefeito em 2020, Leandro Azevedo. Correligionários de Blog já foram às redes dizer que a pesquisa não corresponde à realidade. Santoro manteve os 1% das intenções dos eleitores.

Previsão

Com esse cenário atual – mas tudo na política pode mudar, e o que vale mesmo é o resultado depois da apuração – a aposta é que Yuri e Hingo cheguem ao segundo turno com pouca diferença. Porém, não será moleza para nenhum dos dois, considerando que ambos serão “alvos” do terceiro colocado. E, no segundo turno, zera tudo e começa uma nova campanha.

Cadê a grama que tava aqui? Há poucos meses a gente elogiou o gramado da Praça da Águia, que estava um primor, verdinho, valorizando o conjunto arquitetônico e o monumento. Mas, agora… Vamos aguardar que na Primavera seja refeito porque tá feio à beça.

Outra pauta

Bernardo Santoro, candidato a prefeito pelo Novo, vai dar um tempo nas pautas locais amanhã. Ele está convocando para, após os Desfiles de 7 de Setembro, às 14h, na Praça Dom Pedro, um manifesto “Fora Alexandre Moraes”, defendendo o impeachment do ministro do Supremo.

Noivas & debutantes

O Terra Santa tem um espaço especial para eventos na sua sede, na Rua Monsenhor Bacelar. Amanhã e domingo, promove a segunda edição da Expo Noivas & Debutantes da Região Serrana. Serão exibidos os trabalhos de profissionais e fornecedores especializados em festas.

Embate

Yuri Moura e Claudio Castro vão se enfrentar, mas não nas urnas. Ambos serão ouvidos – separadamente – hoje, na 16ª Vara Criminal do Rio. Castro registrou uma queixa contra o petropolitano Yuri por críticas que o deputado estadual fez em suas redes sociais. As palavras foram mesmo duras: “corrupto, caloteiro e porco”. Mas isso foi antes do advento de Marcos Novaes, hoje seu vice a prefeito, em sua vida. Yuri continua combativo, mas melhorou muito a língua.

O ator Otávio Augusto, que interpretou personagens icônicos em novelas  como Marcolino Pitombo, de Tieta e o divertido vampiro Osvaldo Matoso, de Vamp, celebra seus 60 anos de carreira com a comédia dramática “A Tropa”, amanhã, às 20h, no Teatro Imperial.

Contagem

Petrópolis está há 1 ano e 118 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas