Segurança Presente de Petrópolis mobiliza equipe para doação de sangue

Policiais e agentes civis compareceram ao Banco de Sangue Santa Teresa

03/jan 18:42
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Agentes do Segurança Presente de Petrópolis começaram o ano de 2024 com uma dose concreta de solidariedade. No primeiro dia útil do ano (2), policiais e agentes civis da equipe compareceram ao Banco de Sangue Santa Teresa, no Bingen, para fazer a sua doação e ajudar a salvar vidas. Considerando que cada doação ajuda até quatro pessoas, a ação garantirá ajuda a mais de 50 pacientes que dependem das doações para tratamentos médicos e procedimentos cirúrgicos.

“Mobilizamos a equipe para a campanha, pois sabemos que o período de festas de fim de ano e férias é delicado. Muitas vezes a demanda por sangue aumenta e o número de doações nos bancos de sangue cai, já que muitas pessoas estão viajando”, destaca a coordenadora do Programa Segurança Presente de Petrópolis, capitão Luciana Paes, pontuando que ações do tipo são realizadas em todas as bases do programa.

Ser doador é simples. Basta comparecer ao banco de sangue portando documento de identidade oficial com foto; ter entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos;
Entre os cuidados necessários estão: não ter feito uso de bebida alcoólica nas 12 horas que antecederem a doação; não ter tido gripe nos 15 dias anteriores; Não ter tido sífilis, doença de chagas ou HIV; não ter diabetes em uso de medicação.
Nos casos de pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram pircing, a doação só pode ser feita 12 meses após o procedimento. Em alguns casos de procedimentos médicos, como endoscopia, é necessário um intervalo de seis meses entre o procedimento e a doação.
O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa fica na Rua Paulo Hervê, 1.130, no Bingen. As doações podem ser feitas todos os dias (inclusive domingos e feriados) das 7h às 18h.
O Segurança Presente é um programa da Secretaria de Estado de Governo, voltado para atuação em vias do Centro – áreas comerciais com grande circulação de pessoas. Ao todo são 40 bases distribuídas em todo estado. O programa fortalece a segurança por meio do policiamento de proximidade e tem também um braço social, que incentiva ações como a campanha para doação de sangue.
A equipe do Petrópolis Presente é formada por 31 policiais, 21 agentes civis, assistente social, e 12 viaturas – entre carros e motocicletas que circulam pelo centro das 8h da manhã às 8h da noite e em Itaipava nos fins de semana.

Últimas