Selecionando bons hábitos

29/09/2016 12:00

A educação exerce extraordinária influência ao longo de toda a vida. As principais características da conduta pessoal  surgem e se desenvolvem como resultado da educação recebida e hábitos cultivados, principalmente durante a infância e a adolescência. Tudo o que você faz, desde os atos mais insignificantes até os mais importantes, se originam de duas fontes principais, a saber, dos hábitos acumulados ao longo do tempo e de decisões que você toma a cada momento frente a cada situação. As decisões que se tomam no decurso da vida são determinadas pelas circunstâncias, sempre que não se originam de um hábito. O hábito é uma função adquirida, para reproduzir certos atos com tanto mais facilidades quanto mais tenham sido treinados e executados.

Os hábitos podem ser construtivos ou prejudiciais. Muitas vidas são completamente destruídas ou grandemente pioradas pelos hábitos que adquirimos sem a necessária avaliação das suas consequências, tais como, o hábito do fumo, das bebidas, do uso de drogas, da mentira, da postergação, da impontualidade e outros. São hábitos que arruínam nossa saúde, nosso relacionamento com as pessoas e nossa própria vida. Pode-se mesmo dizer que os hábitos que adquirimos ao acaso ou involuntariamente são os grandes vilões das nossas vidas. Mas, os que adquirimos conscientemente, através de escolha pessoal, são exatamente o oposto disso: são os verdadeiros causadores das grandes vitórias e conquistas.

Existem também os pequenos hábitos, que adquirimos naturalmente e que facilitam a vida, tais como, deitar-se diariamente numa determinada hora; ou escovar os dentes diariamente pela manhã, após o almoço e o jantar; o hábito de mastigar bem os alimentos e muitos outros que melhoram nossas vidas. Mas, que não possuem grandes significados. É preciso considerar, contudo, que os pequenos hábitos adquiridos conscientemente no dia a dia facilitam as coisas e permitem que nossas ações tenham sempre um melhor rendimento, mormente, se a pessoa lhe dedica atenção, pois, desse modo, cada ato, por mais insignificante que seja, a cada dia, vai sendo aprimorado por descobertas pequenas que vão se agregando em cada repetição, tornando-se um hábito saudável e construtivo. Tornamo-nos melhores, então. O que nos leva à certeza de que há sempre um modo melhor de se fazer toda e qualquer coisa.

Nosso objetivo neste texto, contudo, é mostrar que, selecionando e cultivando bons hábitos, podemos melhorar substancialmente nosso desempenho em todas as áreas da vida e ter certeza de que fatalmente atingiremos nossas metas, por mais difíceis e grandiosas que nos pareçam. Se você fizer da sua vida uma sequência de hábitos selecionados, todas as suas empreitadas se tornarão mais factíveis e todos os seus objetivos serão atingidos, sem a menor dúvida.

Todo bom hábito adquirido e cultivado com determinação e permanentemente, se transforma em fator determinante de melhoria e progresso. Todo o esforço feito em busca de uma meta positiva logo se transforma em algo agradável e recompensador em nossas vidas. O prazer de ter um bom hábito, a satisfação de um bom hábito adquirido é combustível que nos empurra para frente, para uma melhoria de vida. E este prazer nos mostra a cada dia a necessidade de selecionar e cultivar novos bons hábitos. A vida de sucesso é uma vida plena de bons hábitos. Habitue-se a selecioná-los e a criá-los. Quando olhamos para trás e analisamos nosso caminho por esta vida percebemos que as vitórias e os melhores momentos que vivemos estão sempre aliados aos bons hábitos, Por isso só alcançamos as grandes vitórias através dos bons hábitos. Seja escravo deles e transforme sua vida num sucesso permanente.

Últimas