Sem coleta: ruas do Moinho Preto são tomadas por lixo, entulho e ferro velho

31/01/2019 14:30

O cenário de lixo, entulho e ferragens velhas espalhados pelas vias da cidade é um problema recorrente. E a situação se repete também na Estrada da Fazenda Inglesa. Há mais de duas semanas, o despejo irregular tem atraído animais peçonhentos e colocado a saúde dos moradores em risco.

Ao passar pelo local, é possível notar que as caçambas de lixo estão danificadas, o que faz com que moradores despejem o lixo no chão. Além disso, o entulho no local inclui móveis velhos, ferragens e até o chassi de um caminhão abandonado. Morador do local, o pedreiro Marcos de Oliveira, de 32 anos, relata que viu pessoas fazendo o descarte irregular do entulho na caçamba da rua, mas que nada é feito pelas autoridades.

“Já temos poucas caçambas aqui, se você pensar no tamanho de toda a rua, e mesmo estando coberta de entulho, é difícil alguém vir e retirar por completo. O caminhão de lixo até vem, mas eles só removem uma parte e largam muitos sacos para trás. Aí vem a comunidade e tem que botar fogo nas lixeiras, porque se não enche tudo e fica cheio de rato. Já é assim há tempos”, contou.

Além dos materiais acumulados, moradores relatam que as coletoras estão danificadas. Foto: Bruno Avellar.

“O chassi daquele caminhão já está ali há, pelo menos, uns dois anos e ninguém faz nada. O certo seria levar pro ferro velho, mas ninguém sabe quem abandonou ali. Aí as pessoas acham que podem sair jogando tudo por ali e despejam restos de obra e móveis velhos também. Todo mundo liga para o Disque-Entulho dando queixa e solicita a retirada, mas ninguém nunca veio. É horrível, queremos providências”, reclama um outro morador.

A prefeitura informou em nota que uma equipe da Comdep fará uma vistoria no local para avaliar a possibilidade de instalação de novas coletoras. Segundo o órgão, a empresa também vai incluir a localidade na programação das equipes operacionais para receber o serviço de remoção de entulho.

A Comdep reforçou que o despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas de Petrópolis. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata, além de receber uma multa de R$ 800. As denúncias podem ser feitas através do telefone da Fiscalização (24 2246-9042) ou pelo da própria Comdep (24 2292-9500).

A prefeitura ressaltou também que, quem tiver dificuldades em fazer o descarte correto do entulho levando-o até o aterro, deve primeiramente ligar para o Disque-Entulho, que faz a coleta e a remoção gratuita de até 20 sacos de 25 kg. O serviço pode ser solicitado através do telefone 24 2243-7822.

Últimas