Sem fiscalização, calçadas na cidade estão cada vez piores

Manual de Calçadas Acessíveis foi finalizado em 2019, mas pouco foi feito no sentido de colocar ações em prática

02/08/2022 17:24
Por João Vitor Brum

As calçadas têm um papel extremamente importante para as cidades, e, em Petrópolis, com circuito turístico a pé pelo Centro Histórico, se tornam ainda mais essenciais. Mas a falta de manutenção e fiscalização dos passeios têm afetado diretamente moradores, turistas e atletas. De um lado, estão os proprietários de imóveis, legalmente responsáveis pela conservação das calçadas. Do outro, está o município, que deveria fiscalizar o estado dos passeios e cuidar das calçadas que são públicas. Porém, a falta de ações dos dois lados faz com que os pedestres paguem o prejuízo.

Com o grande número de calçadas esburacadas pela cidade, pedestres ficam cada vez mais suscetíveis a acidentes. Foi o caso da dona Graça, de 73 anos, que caiu após tropeçar em um buraco de uma calçada na Avenida Dom Pedro, no Centro.

“Eu estava saindo de uma clínica, onde tinha uma consulta, e fui em direção à Praça do Cenip, onde ia pegar um ônibus para ir pra casa. Só que no meio do caminho, tropecei em um buraco e acabei caindo direto no chão. Dei sorte de não quebrar nada, mas torci o pé e tive que ficar dias em casa, sem poder fazer nada. Agora, quando preciso ir pra rua, mal tiro o olho do chão, por medo de um novo acidente”, disse a aposentada Graça dos Santos.

(Foto: João Vitor Brum)

Em 2019, foi lançado o Manual de Calçadas Acessíveis, documento que deveria orientar intervenções em calçadas para que proporcionem condições de uso para todas as pessoas, incluindo as pessoas que possuem alguma redução de mobilidade, como pessoas com deficiência, idosos, grávidas, carrinho de bebê, entre outros casos. Mas desde então, pouco avançou para garantir que o Manual fosse seguido para garantir uma melhor acessibilidade. 

(Foto: João Vitor Brum)

De acordo com a Prefeitura, o Setor de Fiscalização suspendeu os trabalhos em relação às calçadas públicas devido às chuvas de fevereiro e março, e até hoje não foi retomado. Mas, segundo a Prefeitura, será retomado em breve.

Com relação às calçadas públicas, a Prefeitura disse que vem atuando nos reparos e manutenção de diversos passeios públicos. As ações fazem parte do trabalho de recuperação da cidade após as chuvas.

Últimas