Sem homologação do plebiscito, charretes seguem nas ruas

16/01/2019 13:48

Ainda sem a homologação do resultado do plebiscito que decidiu pelo fim do passeio turístico por tração animal em Petrópolis, os condutores de charretes continuam trabalhando normalmente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveria homologar o resultado ainda em 2018, o que não aconteceu. O processo está sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso.

Estava previsto que o TSE retornasse às atividades no dia 6 de janeiro, porém, de acordo com o tribunal, o retorno as atividades jurisdicionais só deve acontecer no dia 1º de fevereiro. Com isso, os proprietários e condutores de charretes ganharam mais um mês de trabalho.

Mas a preocupação com o futuro permanece entre eles. “Ainda estamos na mesma, sem resposta de ninguém. Cada hora falam uma coisa, mas sabemos que o município não tem dinheiro para as charretes elétricas, o estado muito menos. Enquanto isso continuamos trabalhando preocupados com o que vai ser daqui pra frente”, desabafou a condutora Cibele Raposo. 

Sem a homologação do tribunal não é possível suspender o serviço por tração animal. A prefeitura já afirmou anteriormente que vai respeitar o resultado da consulta popular e que busca meios para que a mudança seja feita sem prejuízos aos charreteiros. A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (CPDA/OAB-RJ), na figura do presidente Reynaldo Velloso, também aguarda o retorno do tribunal para solicitar urgência na homologação do resultado da consulta.

Últimas