Sem previsão para reabertura, cinemas podem entrar em falência

10/10/2020 09:19

Com a reabertura das salas de cinema em outros municípios, um movimento recém-formado na cidade tenta que seja estabelecida uma data para a autorização também em Petrópolis. Nesta quinta-feira (8), foi realizada uma reunião entre o Sindicato das Empresas Exibidoras de Cinema do Estado do Rio de Janeiro e representantes da Prefeitura para discutir a viabilidade para a reabertura. Segundo o sindicato, sem funcionar a sete meses e sem expectativa de retorno, os cinemas do município podem entrar em falência. 

Na reunião, o Coordenador de Gestão e Planejamento Estratégico da Cidade Imperial, Dalmir Caetano, explicou que a flexibilização em Petrópolis ocorre de forma gradual e que os cinemas de Petrópolis precisam continuar esperando o parecer técnico da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária para que então seja definida uma data. 

“Tínhamos a expectativa de ter a autorização para reabrir na próxima quinta, dia 15. No entanto, a Prefeitura pediu para aguardarmos e agendou uma nova reunião para sexta-feira da próxima semana, dia 16”, lamentou o presidente do Sindicato Gilberto Leal. “Estamos sem funcionar há 7 meses, logo, sem renda alguma. Essa prorrogação pode significar o encerramento das atividades de algumas das unidades cinematográficas da cidade. Para se ter uma ideia, cerca de 800 salas já estão em pleno funcionamento em todo o Brasil e, até agora, não há relatos de desrespeito aos protocolados firmados”.

No encontro, Gilberto explicou que todos os exibidores seguem rígidos protocolos de segurança e já estão preparados para o retorno das atividades, a exemplo dos cinemas do município do Rio de Janeiro. Também participaram da reunião representantes da Rede Cinemaxx, Cine Bauhaus e Cine Itaipava; o presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esporte, Rodrigo Bueno; a secretária de Saúde, Fabíola Heck; e representantes da Vigilância Sanitária.

Segundo o sindicato, será marcado um novo encontro que terá como objetivo principal estabelecer uma data definitiva para a reabertura das salas na cidade, visto que todos os protocolos de segurança sugeridos pela OMS e utilizados nas cidades ao redor de Petrópolis estão prontos e os cinemas aguardam apenas o decreto municipal de reabertura.

Em nota a Prefeitura informou que “a Vigilância Sanitária está alinhando, juntamente com os responsáveis pelos cinemas de Petrópolis, um protocolo para a possível retomada da atividade. Uma nova reunião está agendada para a próxima sexta-feira para discutir novamente o tema”.

Leia também: Flexibilização das barreiras sanitárias em Petrópolis dá novo ânimo ao setor de turismo

Últimas