Sem sistema, Receita Federal está há duas semanas sem prestar serviços em Petrópolis
Há cerca de duas semanas, a agência de Petrópolis da Receita Federal, na Rua Paulo Barbosa, está funcionando de forma restrita, abrindo as portas, mas sem realizar qualquer tipo de serviço. Isso porque a unidade está com problemas técnicos em sua rede de dados, sem comunicação de internet e sem acesso ao sistema da Receita Federal e, assim, sem agendamentos.
Segundo o órgão, o núcleo central do sistema está fora do ar desde o dia 20 de setembro. Com a descontinuidade dos serviços do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), foram firmados novos contratos e recebidos novos modens, mas a transmissão de dados foi interrompida “por questões técnicas locais”.
A situação anda causando transtorno para dezenas de contribuintes diariamente, que necessitam dos serviços do órgão para se regularizarem. “Eu estou fazendo de tudo para declarar todos os meus impostos o mais rápido possível, para assim conseguir emitir o CNPJ da minha empresa. Mas do jeito que está, não dá. Duas semanas sem sistema de um órgão essencial, quando vão resolver isso? Parece que ninguém faz nada pra regularizar, e só quem se prejudica somos nós mesmos, a população”, afirmou o emrpesário Luís Carlos Cardozo.
Em nota, o núcleo estadual da Receita Federal informou que ainda não há previsão de retorno do sistema, nem das atividades. O órgão afirmou que está verificando o retorno do serviço junto com setor técnico da Vivo, empresa contratada para fornecer o serviço de redes da unidade. Ainda de acordo com a Receita Federal, a troca de rede aconteceu em todos as agências do Brasil.
A agência de Petrópolis continua, no entanto, abrindo as portas normalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Todavia, o funcionamento é “apenas como consideração aos contribuintes”, segundo os responsáveis pela unidade, já que nenhum dos serviços prestados pode ser executado.