Sem testes rápidos para coronavírus, ordem é aguardar em casa

31/03/2020 00:01

Melhor informar 1

Então, vejamos: a Prefeitura respondeu ontem questionamento da Tribuna assinalando que  “não temos informação da quantidade de pacientes nas UTIs da cidade”. Deveriam ter, visto que na expansão da epidemia do coronavírus na cidade vão precisar acompanhar isso minuto a minuto.

 

Melhor informar 2

Vai chegar a um momento que será necessário informar, não vai ter como correr. Vejam o  ponto de apoio ao lado da UPA Centro para receber apenas suspeitas de coronavírus. Recebe média de 60 pessoas por dia desde que foi aberto dia 18. Isto já dá 780 pessoas.

 

Melhor informar 3

Não há testagem rápida do Covid-19 na cidade e considerando que temos 85 casos em análise pelo menos  700 pessoas retornaram pra casa sem saber se tem o vírus e com a recomendação de voltar ao ponto de apoio se sintomas piorarem.

Já em Niterói…

Niterói receberá mais de 40 mil testes para diagnóstico de Covid-19 vindos dos Estados Unidos nesta semana e será o primeiro município brasileiro a fazer a testagem massiva na rede pública. O objetivo é identificar as pessoas contaminadas, garantir o isolamento social de pessoas assintomáticas e minimizar a propagação do novo coronavírus.

Pessoas boas tomaram a iniciativa e fizeram banquinhas com produtos de alimentação e higiene. Funciona assim: quem tem doa e quem não tem pode pegar. Fica no Prado, em Corrêas, no Retiro, perto dos comércios e no Bingen, no Grupo 17. As informações ( para serem compartilhadas!) estão no Facebook de Simone Starck, Rosane Rebelo e Simone Riggo. 

Subiu no telhado

A Expo Petrópolis, como já falamos aqui, subiu no telhado e não vai descer. O que para a prefeitura é uma solução, já que o prazo legal de licitação foi perdido. Agora, a Bauernfest também subiu no telhado. As obras de revitalização do Palácio de Cristal, principal palco da festa, continuam embargadas pelo Iphan.

Bauernfest

O maior baque que o Turismo pode sentir nos próximos meses é justamente a Bauernfest, programada para entre os dias 19 de junho e 05 de julho. Em governos anteriores a festa foi sendo minguada e retomou com força total na gestão Bernardo Rossi colocando a cidade em evidência e fazendo a economia de vários setores girar. Mantida, a festa pode perder por questões econômicas, público considerável.

 

Empregos

Para quem não apoia o Turimo, o setor na cidade é responsável por 8 mil empregos diretos. Contando ainda indiretos e mais o comércio – que é muito estimulado com a presença de turistas – são 30 mil vagas de empregos.

 

Semana Santa

Historicamente um dos melhores períodos para a rede hoteleira, a Semana Santa, este ano, com feriado dia 10, Sexta-feira da Paixão, já era para o Turismo. Mesma coisa o feriadão de São Jorge e Tiradentes, outras datas importante para o setor.

 

Vírus democrático

Dos 21 casos internados  em Petrópolis aguardando exames 16 estão em hospitais particulares e 5 em hospitais públicos. O que quer dizer que o coronavírus, pra quem ainda se acha imune, é uma doença de ricos, remediados e pobres.

 

Sai da frente

Ontem teve sessão na Câmara de Vereadores. E Gilda Beatriz meteu logo na ordem do dia 13 indicações para que a Prefeitura implemente ações para superar a crise do coronavírus. Maurinho Branco também apresentou uma.  Colegas de Gilda dizem que ela é ‘gulosa’.

Ensino à distância… impresso

O presidente da Câmara de Vereadores, Hingo Hammes, disse que o ensino à distância que o legislativo vai permitir legalmente que a Prefeitura adote – em consequência do coronavírus – não é apenas para ser acessado pelo computador.  Partisans questionaram se os 42 mil alunos da rede tem computador e se tem internet. Segundo Hingo “quem não tiver internet pode receber impresso”.  Aí manda junto o professor? Não! Péra, aí é escola! Partisans vão fazer uma teleconferência com Hingo pra poder entender isso melhor.

Remetente… e destinatário!

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, também é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis. E ontem o Sicomércio mandou para a Prefeitura, em função da crise do coronavírus, um documento pedindo, entre outras coisas,  suspensão do ISS e do IPTU de imóveis comerciais.  Ficamos imaginando a seguinte cena: Marcelão, chega de moto de manhã, no Sicomércio,  faz umas reuniões e bate a cartinha. Almoça e coisa e tal. À tarde ele chega na Prefeitura e recebe … a cartinha! E ele defere ou não? A gente fica imaginando a confusão na cabeça deste boy que entrega correspondência. 

O bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão e os padres Luis Mello,  Bruno e  José Montesano, inauguraram o novo painel sobre o altar da igreja do Rosário. Foi uma celebração sem a presença dos fieis, mas transmitida ao vivo no Facebook da Diocese:  https://www.facebook.com/diocese.petropolis

Últimas