Sem túnel da 16 de Março, mas com árvore na Praça; o Natal Imperial segue aos trancos e barrancos

16/11/2023 04:16

Com a programação, decoração e iluminação de Natal com atraso na contratação e execução das atrações, a Prefeitura definiu que não haverá o túnel de luz na 16 de Março, atração que bombou em anos anteriores. A fala é que a estrutura atrapalha o fluxo e veículos de maior porte. Mas, ali já não tem um ‘portal’ que encurta a altura da rua? Mas, enfim… Não vai ter. Também se tivesse sido programado ia ser meia boca com o tempo de execução curto porque deixaram para a última hora.

Árvore da Praça

Mas seria um desejo pessoal do prefeito Bomtempo que a árvore da Praça da Liberdade seja erguida. Seria como uma questão de honra já que ano passado ela ficou pronta no dia 23 de dezembro apenas e virou piada. Porém, a estrutura vai ser menor de novo. A cada ano, pelo visto encolhe. E se vai ficar bonita, aí é outra questão.  

Vai que ainda dá tempo

Iluminação de Natal com decoração cênica não é apenas colocar lâmpadas em metade de cada árvore nem apenas espalhar objetos iluminados nas ruas e praça assim, aleatoriamente, sem uma planejamento, uma harmonia. Se alguém puder avisar à prefeitura.

A decoração, que seria do Sesc, na Praça Dom Pedro. Sem programação cênica fica só uma coleção de objetos espalhados e que só ficam bonitos, isoladamente, e à noite.

Só voltando no tempo

É surreal que a prefeitura tenha marcado para o dia 28, faltando 48 horas para iniciar a programação de Natal, uma nova licitação para escolher a empresa que ficará responsável pelas atrações. A primeira licitação deu deserta e a segunda foi fracassada e, por isso, foi aberto novo certame. Mas todas em cima da hora. E olha que o edital diz que tudo deve estar pronto, inclusive palcos, camarins e aas atrações com cinco dias de antecedência. Só se pretendem voltar no tempo.

Amadorismo

São 72 apresentações previstas entre concertos, dança e outros atrativos no Palácio de Cristal  onde ficará a Casa do Papai Noel e outras 68 atividades culturais na Praça da Liberdade. Fora as 20 atrações nos distritos, mais as do Centro de Cultura Raul de Leoni e ainda o Concerto de Integração reunindo os principais coros da cidade, uma mega produção. O valor disso tudo é de R$ 1,8 milhão e é uma questão séria para turismo, comércio e toda uma cadeia econômica. Não pode ser feito desta forma.

Sob pressão

Depois que a empresa de telefonia celular Claro anunciou que não vai mais patrocinar o Natal Imperial 2023, a Águas do Imperador, que é mais do que uma mãe; é uma vó, está sob pressão. E bota pressão nisso!

Nos domingos e feriados sempre rola: por causa da parada irregular dos carros – tem placas avisando que é proibido – os ônibus de turismo não conseguem fazer a curva entre a Rua da Imperatriz e a Raul de Leoni. Ficam ‘presos’ ali fazendo muitas manobras para conseguir seguir viagem.

Inexplicável

É realmente incompreensível a benevolência da prefeitura com as empresas de ônibus deficitárias na cidade.  Conforme a Tribuna apurou, o ônibus da linha Roncoroni, do Morin, que perdeu os freios e se acidentou tinha sido reprovado duas vezes em fiscalização da CPTrans, mas a prefeitura permitiu que ele continuasse rodado. E nem os documentos dele estão em dia. O último licenciamento foi em 2019. Experimenta o cidadão comum passar por uma blitz com os documentos do carro atrasados para ver o que acontece.

Só pra saber

Uma dúvida atroz acomete os Partisans sobre a linha Roncoroni, no Morin, aquele que o ônibus teria perdido os freios e o veículo se acidentou com 40 pessoas dentro (felizmente sem feridos): a prefeitura determinou que a empresa opere a linha com vans  a partir de amanhã e por que  não com outro ônibus? E quem vai fiscalizar se as vans não vão estar igual ao ônibus? E se estiverem serão apenas ‘reprovadas’ como o ônibus e continuarão rodando?

Contagem

E Petrópolis está há 189 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

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