Serratec quer unificar iniciativas e impulsionar setor tecnológico na região

08/06/2019 10:50

Com o objetivo de unificar as iniciativas nas áreas de tecnologia e de inovação das três cidades serranas – Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo – incentivando o desenvolvimento econômico e sustentável regional, o Serratec será formalizado como instituição sem fins lucrativos. Uma solenidade, realizada pelo Comitê Executivo do Parque Tecnológico da Região Serrana, será realizada no dia 12 de junho, às 9h, no auditório do LNCC para a formalização da iniciativa. O evento tem apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Na ocasião serão formatados a Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo do Serratec, composto por empresários e representantes do segmento. Para participar é necessário fazer a inscrição previa no email: contato@serratec.org ou acesse: http://serratec.org. O Laboratório Nacional de Computação Científica fica na Av. Getúlio Vargas, 333 – Quitandinha.

Dados do Serratec apontam que na região serrana são mais de 170 empresas diretamente ligadas ao serviço de tecnologia, que empregam mais de 3 mil pessoas. Em Petrópolis, são 100 empresas, que empregam cerca de 2 mil pessoas. O setor também fatura na cidade: R$ 355 milhões anuais.

“A cidade possui um reconhecimento na área tecnológica devido à área acadêmica e também a mão de obra especializada. Temos muito orgulho de abrigar empresas importantes do setor que segue a tendência mundial de crescimento constante. O poder público criou a lei da Inovação com o objetivo de facilitar ainda mais o estabelecimento de novas empresas do setor e, agora, com a formalização do Serratec como associação sem fins lucrativos, acreditamos que o setor tecnológico terá ainda mais força”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

De acordo com Marcelo Carius, Presidente do Serratec e CEO da Neki IT, a intenção é a de aproveitar o lançamento do Serratec como uma instituição sem fins lucrativos, para comunicar a todos, que o polo também se posicionará como um Hub de projetos de inovação – espaço em que se reúnem empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento as “startups”, e P&D da região serrana. Com uma visão de se tornar o principal vetor de desenvolvimento econômico da Região, alicerçado em tecnologia.

“Queremos sensibilizar os parceiros a estarem com o mesmo espírito positivo e desenvolvimentista. Também será divulgado neste dia uma série de atividades estruturantes concluídas e em andamento, novas instituições parceiras, novos investimentos, além da formalização de nomes, de referência, para o conselho consultivo, que terão como missão apoiar na expansão do Serratec como entidade catalisadora para o APL, Arranjo Produtivo Local, se destacando, assim, nos segmentos de Telecom, Saúde, Saúde Suplementar, Financeiro, entre outros.

Últimas