Servidores do Parnaso aderem manifestação nacional por melhores condições de trabalho

05/jun 11:30
Por Wellington Daniel

As três sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) estão fechadas nesta quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente. Os servidores ambientais federais aderiram à paralisação nacional, que busca melhores condições de trabalho e restruturação da carreira. As três sedes (Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim) retornam às condições normais nesta quinta (06).

A manifestação nacional traz, pelo menos, quatro reivindicações. A primeira diz que há falta de pessoal para cuidar das áreas protegidas, com mais de 4 mil cargos vagos. Com isso, são solicitados novos concursos para reforçar a proteção e gestão ambiental no Brasil.

Também é colocado que há uma evasão média de 25% dos servidores do Ibama e ICMBio. A perda salarial seria de mais de 30% nos últimos anos. Com isso, o movimento pede a valorização da carreira.

O orçamento público também é outro problema. Segundo o movimento, a verba é insuficiente para garantir as condições mínimas de conservação e operações de fiscalização. “Queremos condições de trabalho para cumprir a missão de proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental do Brasil”, diz a nota.

Também é reivindicado respeito à carreira de servidor ambiental e relata ataques nos últimos anos.

A Tribuna de Petrópolis aguarda retorno do governo federal.

Últimas