Servidores têm reajuste de 9,5% valendo a partir de 1º de janeiro

20/12/2021 02:35

Calma, que não é para o servidor da prefeitura. O aumento de 9,5% é para os servidores da Câmara de Vereadores, cerca de 300 pessoas. Começa a valer dia 1º de janeiro. Aos 12 mil servidores e aposentados da prefeitura resta apenas invejar. Os últimos reajustes foram de 4,3% em julho de 2019 e os 6,2% que Bomtempo deixou para Bernardo e que somente em outubro, com Hammes interino, passou a vigorar.

Gringos na disputa

E se seu candidato na eleição municipal fosse um gringo? Além dos Bernardos e Bomtempos da vida poderíamos ter um Steven, um Raj, uma Hanna, um Harald, um Scott… Será apresentada uma proposta de emenda à Constituição para permitir que estrangeiros que moram no Brasil votem e se candidatem em eleições municipais. Hoje, esse direito está restrito a portugueses que residem permanentemente no país.

‘Federalismo predatório’

Ficou para 3 de fevereiro, quando os parlamentares retornam de recesso, a discussão e a votação, na comissão especial da Câmara dos Deputados, da proposta que proíbe a criação de novas despesas para os municípios sem a indicação da fonte de recursos.  Deputados defendem que a PEC vai acabar com o “federalismo predatório”, em que a União cria programas a serem executados por estados e municípios sem a correspondente contrapartida de recursos financeiros.

Nonô Xavier, um ícone dos esportes na cidade, aqui ao lado de sua Vera, comemora mais uma participação do casal numa das mais legais corridas de rua, a Noel Runners.

Valor do Natal

Amanhã, tem uma das apresentações de Natal Imperial mais especiais – talvez a que mais marque a interação com o povo: um espetáculo com crianças e adolescentes do conjunto residencial do Vicenzo Rivetti chamado “O valor do Natal”.  Vai ser às 16h30, na Casa do Papai Noel no Palácio Sérgio Fadel.

Sem figuração

Foi como a gente falou: Paulo Mustrangi não quis ser um vice ‘dama de companhia’. Assumiu logo a Secretaria de Obras.  Algumas apostas davam como certa sua gestão à frente da Secretaria de Governo, mas Partisans duvidavam que Bomtempo abriria mão do controle total de sua política…

Figurinhas repetidas

E Rubens Bomtempo, como era de se esperar, trouxe com ele nomes que já compuseram sua gestão começando por Luciane Bomtempo. Teve repeteco ainda de Patuléia, Leonardo França, Marcus Curvelo e Claudinei Portugal. E vamos considerar também Paulo Mustrangi que foi secretário de Meio Ambiente no segundo mandato de Bomtempo. Eles brigaram só depois disso.

De novo deserta

Pela segunda vez a licitação para contratação de empresa especializada para restauração do monumento da águia, na Praça Visconde de Mauá, deu deserta. Mais tempo com a estátua quebrada se desintegrando e o espaço cercado por telas, situação desde abril.

De volta

O anúncio do secretariado de Rubens Bomtempo nos traz de volta à cena um político que estava sumido desde 2016. O ex-vereador Thiago Damaceno que não foi bem sucedido nas últimas eleições, inclusive na que era vice de Bomtempo derrotado pela dupla Bernardo-Baninho. Damaceno será coordenador de Planejamento. Graças a Deus porque se fosse para o Meio Ambiente já ia lançar a campanha ‘plante uma muda de pau-brasil’, um de seus motes no legislativo.

E nesta época do ano pipocam as caixinhas de Natal. Mas como resistir quando se recebe um cartão fofo como esse dos coletores que fazem a rota da sua rua?

Amostra

E o vereador bolsonarista Octávio Sampaio fez um vídeo desancando a presença de representantes da esquerda como Marcelo Freixo e Alessandro Molon, deputados federais, na posse de Rubens Bomtempo. “A Câmara parecia um castelo mal assombrado”, começou ele. E lá pelas tantas tascou: “dei de cara com Lindbergh Farias (ex-senador) e escondi minha carteira, pois fiquei com medo”. A rivalidade direita-esquerda, que na gestão de ‘coalizão’ de Hingo Hammes passou discreta, tende a inflamar.

Experientes

E tinha gente, celular em punho, preparada para chamar a polícia e fazer valer lei sancionada pelo ex-interino Hingo Hammes caso tivesse queima de fogos barulhentos na posse de Bomtempo. Ih, gente… É tudo macaco velho. Eles não dão esses moles, não.

Mais um

O ex-interino Hingo Hammes, na série de pepinos que largou para Bomtempo resolver, deixou um especial: a Lei 8.204 de sua própria autoria aprovada pela Câmara em 09 de novembro. Ela altera as definições de grupamentos para fins de construção alterando a Lei 5.393/1998. A Lei de Uso Ocupação e Parcelamento do Solo, a Lupos, está em processo de revisão e esta alteração não foi prevista ou discutida. Por isso, deve ser questionada pelo Ministério Público Estadual.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas