Sessão solene da Câmara comemora os 174 anos de Petrópolis

19/03/2017 07:00

“Petrópolis conte comigo naquilo que posso fazer”. Com esta frase, Paulo Machado da Costa e Silva, 99 anos, emocionou a todos com seu discurso em nome dos homenageados que receberam a Medalha Koeler e o Título de Cidadão Petropolitano. “Petrópolis merece muito mais. Merece a dedicação de todos nós, cada um na sua área pode fazer muito por esta cidade, para que o conjunto consiga dar à Petrópolis tudo aquilo que ela precisa”, disse Paulo Machado que, na noite de sexta-feira (17) recebeu a Medalha Koeler no Grau de Cruz, na sessão solene, comemorativa aos 174 anos de Petrópolis.

A solenidade, como todos os anos é realizada pela Câmara Municipal, junto com o Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), quando os vereadores entregam o Título de Cidadão Petropolitano a diversas pessoas por terem nascido em outras cidades, mas que contribuem com o desenvolvimento de Petrópolis. A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Igor e pela presidente do IHP, Maria de Fátima Moraes Argon. 

O presidente da Câmara destacou a importância da festa, frisando que cada solenidade tem uma emoção diferente, principalmente pela participação dos homenageados. “Para mim é muito importante presidir mais uma sessão comemorativa de aniversário da cidade e homenagear pessoas que amam e contribuem com o desenvolvimento da cidade”, afirmou, lembrando a importância da Medalha Koeler que tem aprovação do plenário do Legislativo Municipal e pelo Conselho da Medalha que aprova a indicação.

Paulo Igor ressaltou a importância de homenagear Paulo Machado da Costa e Silva, por ser uma personalidade importante da cidade, devido a sua ligação com a Câmara Municipal, como vereador, quando presidiu o Legislativo no período da ditadura militar e por seu envolvimento com instituições que mantém viva a memória de Petrópolis. O presidente da Câmara comentou ainda, sua alegria em presidir a sessão, no momento em que tem um bom relacionamento com o Poder Executivo e isto em função da forma harmônica e facilidade de diálogo com o prefeito Bernardo Rossi, o vice-prefeito, Albano Filho e todo secretariado. 

A presidente do IHP, Maria de Fátima Moraes Argon ressaltou um dos momentos da história petropolitano, afirmando que a cidade não é estática e está sempre em movimento. A sua fala teve como tema central o “Morro do Cruzeiro”, que depois de tantos projetos, sofreu uma grande mudança de rumo, sendo loteado e ganhando o apelido de “Morro dos Milionários” (ruas Oscar Weinschenck e Engenheiro Miguel Detsi), com uma rua ligando a Rua Irmãos D'Ângelo a Rua Doutor Nelson de Sá Earp (antiga João Pessoa). 

O vereador Reinaldo Meirelles, falou em nome dos vereadores, ressaltando a importância dos imigrantes vindos da Alemanha, Itália e Portugal e dos milhares de pessoas vindos de outros estados para residir na cidade, principalmente de Minas Gerais. O vereador destacou ainda o fato de Petrópolis ter sido a primeira cidade planejada, com a preocupação de manter os rios longe das construções residenciais. 


Relação de indicados ao título de Cidadania Petropolitana 2016:

Príncipe Gharios de Ghassan Al-Nu'man VIII, Samuel Costa Cordeiro Netto e Danúbia Toledo Pagani (Vereadora Gilda Beatriz);

Cinara Maria Bastos Jorge, Deusimar Sousa Serra e Manoel Thomaz Da Silva (Vereador Luizinho Sorriso);

Subtenente Antonio Clemente Lima de Almeida, João Roberto Garcia Tardin e Tenente Coronel Eduardo Vaz Castelano (vereador Reinaldo Meirelles);

Francisco Soares de Gouvêa, Mario José Borriello e Jessé Torres Pereira Junior (vereador Paulo Igor); 

Marco Antonio Gaspar Gonçalves, Florentino Rodrigues de Almeida e Pedro Américo Alves de Oliveira (vereador Ronaldão);

Andrea Braga Valtão Carvalho Rodrigues Rocha, Wagner Jorge Costa Da Silva e Guilhermo De Paula Machado Catramby (vereador Roni Medeiros); 

André Ricardo Cruz Fontes, João Ricardo Sabino dos Santos e Luiz Carlos Velloso (Maurinho Branco);

Angela Maria Ramos de Paula Lima, Zilda Januzzi Veloso e Aurea Celeste dos Santos Graça (Silmar Fortes);

Sergio de Souza Macedo, Dalva de Assis Da Silva e Karla Jeaninne de Sousa Magalhães (Pastor Sebastião);

Maria Silvia Pinheiro Seabra (Ronaldo Ramos);

Gisele Perlingeiro Goulart, Alexandre Augusto Carvalho Rivero e Pedro Augusto Palareti (Anderson Juliano);

Luiz Carlos de Paula Souza e Manoel Gomes Chaves (Marcos Montanha);

João Diniz Paes Barreto Pizarro Drummond, Márcia Fernandes Licursi e Olívia Maria Chantre (Osvaldo do Vale);

Bruno Ricardo de Lossioseiblitz Parreira e José Geraldo Machado (Thiago Damaceno).


Últimas