Setenta famílias terão direito ao saque calamidade do FGTS; confira como solicitar

11/02/2022 09:03
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis e a Caixa Econômica Federal divulgaram nesta quinta-feira (10) a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas de janeiro no período de 7 a 14 de janeiro.  

Segundo cadastro da Defesa Civil, serão somente 70 famílias beneficiadas com a medida.

De acordo com a Prefeitura, o direito ao saque é somente para quem teve suas casas afetadas pelas chuvas e que tenha o laudo da Defesa Civil. 

As interdições aconteceram em 25 localidades. A solicitação do benefício já pode ser feita à Caixa e o pedido deve ser realizado até o dia 2 de maio. Serão liberados saques no limite de até R$ 6.220,00. 

De acordo com a Caixa, é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. A solicitação poderá ser feita de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo, informou a instituição.

A iniciativa, divulgou a prefeitura, é mais uma das ações de reestruturação da cidade conquistada pelo governo municipal, que também teve o reconhecimento da situação de emergência pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que vai resultar em recursos para a recuperação do município.

Documentos necessários para adquirir o RO Digital pela Defesa Civil:

Ao acessar o site no endereço eletrônico https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/ será necessário enviar pelo sistema:

– Documento de Identidade (com o envio do documento no site);

– CPF (com o envio do documento no site);

– Comprovante de residência (com o envio do documento no site).

Como solicitar o saque FGTS:

– Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;

– Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;

– Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

– Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

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