Seu smartphone está muito lento? Saiba o que fazer

08/03/2020 08:00

Com o uso constante dos smartphones hoje em dia, é comum que ele acabe ficando mais lento devido aos comandos constantes que emitimos a eles ao ficarmos mais tempo conectados. Uma coisa é certa: as pessoas substituíram o computador pelo celular, pois muitas são as necessidades que ele é capaz de suprir diariamente muito mais rapidamente, e até melhores do que se fossem feitas pelo velho computador ou notebook.

O único problema dessa praticidade toda é que com o passar do tempo e do uso, as funcionalidades começam a ficar mais lentas, e algumas operações que antes eram ótimas, vão deixando a desejar. Se isso está acontecendo com você, conheça agora algumas dicas reunidas pelo portal Melhor Celular de como deixar o smartphone mais rápido e novo novamente:

1. Aplicativos inativos: É de nosso costume acumular aplicativos e funções que nem usamos no smartphone e isso faz com que consuma muitos recursos dele, como bateria, além de deixar cookies e rastros conforme o uso. Uma das coisas mais importantes para o bom funcionamento de um celular é desinstalar ou desativar esses aplicativos para que assim você possa aumentar a memória dele e otimizar outras funções mais ativas no seu dia a dia. Para fazer isso, entre nas configurações de seu aparelho e procure a opção correta, que normalmente fica em Armazenamento, e procure tudo o que você precisa excluir. Lembrando que isso pode variar de acordo com o tipo de sistema operacional.

2. Papel de Parede: Pouca gente sabe, mas algo simples como o papel de parede pode prejudicar o bom funcionamento de seu aparelho, simplesmente porque o papel de parede utiliza de muitos pixels, além de ser uma coisa a mais para seu aparelho suportar. O ideal é ter apenas um único papel de parede, ou caso for trocar, excluir um para salvar outro. Nunca ter mais do que um papel de parede salvo no celular.

3. Espaço de armazenamento: Outra coisa muito importante e até a mais falada sempre é o espaço de armazenamento do celular, porque sem ele seu telefone não é nada e fica totalmente inoperante. É nele que ficam seus aplicativos, suas fotos, músicas e arquivos em geral baixados da internet. Provavelmente, o problema do seu celular tenha um único nome: Armazenamento. E esse problema só se resolve fazendo uma limpeza mesmo. Consiga um HD externo ou um cartão de memória de boa qualidade e transfira todos os seus arquivos que estão no celular, exceto os aplicativos, por eles terão que ser desinstalados mesmo, pois eles precisam de um sistema operacional para funcionar. Outra estratégia muito boa e funcional é transferir seus arquivos para um armazenamento de nuvem, ou seja, serviços de iCloud para usuários de iOS e Google Drive para usuários de Android. Há opções também de passar os arquivos para um pendrive e salvar em algum computador, mas isso já é pouco usado hoje em dia.

4. Aplicativos leves: Toda vez que você precisar instalar um aplicativo novo em seu celular, escolha os mais leves, ou seja, com uma versão que seja capaz de consumir menos espaço em seu celular. Aplicativos mais populares como Facebook, por exemplo, possui uma versão mais leve, nesse caso o Facebook Lite, que além de consumir menos espaço nos aparelhos ainda oferece uma funcionalidade melhor e que se adapta aos estilos de cada aparelho, principalmente, aqueles com sistema operacional inferior.

5. Desconecte alguns recursos: Algo muito óbvio, mas que sempre todos esquecem, são recursos como dados móveis, Bluetooth, Wi-fi e GPS. Quanto mais tempo deixamos esses recursos ativados, mais bateria o celular consome e também mais altera a funcionalidade do aparelho. Deve-se deixar ativado apenas nos momentos de uso.

Leia também: Twitter começa a testar funcionalidade “stories” para brasileiros

Últimas