Sindicato levará ao MP denúncias de atrasos no pagamento de funcionários do Sehac

01/07/2020 14:39

O Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Petrópolis (SEESSP) está finalizando um relatório para apresentar ao Ministério Público as denúncias dos atrasos nos salários dos profissionais da saúde do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac) que trabalham nas UPAs e Hospital Alcides Carneiro. Funcionários que estão afastados por fazerem parte do grupo de risco não recebem salários há quase dois meses e os funcionários que foram demitidos neste período também não receberam a rescisão. 

O presidente do SEESSP, José Fernando Assumpção, disse que vem tentando diálogo com o Sehac há semanas. Já fez reuniões e enviou ofícios, mas até agora não foi esclarecido o motivo dos atrasos e nem a previsão para o pagamento. “Fizemos reuniões, já enviei ofícios, a situação já é de conhecimento do prefeito. Mas nada é resolvido. Não é possível não fazerem o pagamento, as pessoas foram demitidas e não receberam, os que foram afastados também não. Estamos fazendo um relatório com o jurídico para apresentar a denúncia no Ministério Público”, disse o presidente.

Nas últimas semanas, a Tribuna vem noticiando as denúncias dos profissionais de saúde quanto aos atrasos. Na última quinta-feira, dia 02, a Prefeitura havia informado que a regularização dos pagamentos começaria a ser feita a partir do dia seguinte, dia 03. Mas somente os profissionais da ativa que trabalham nas UPAs tiveram o pagamento regularizado. 

São 103 profissionais do Sehac afastados por fazerem parte do grupo de risco, e mais de 10 funcionários demitidos no período que aguardam os pagamentos.

Os profissionais também denunciaram a falta de insumos nas UPAs. Segundo o presidente do sindicato, também estão sendo apuradas denúncias sobre a falta de insumos nas UPAs e no HAC. 

Na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde informou que o repasse da verba do segundo semestre deste ano ainda não havia sido feito para as UPAs. Já o Ministério da Saúde confirmou que os repasses no valor de R$ 500 mil para as UPAs Cascatinha e Centro estavam regularizados até junho. Questionada, a Prefeitura não informou sobre os repasses nem sobre o motivo do atraso. No entando afirmou que o Sehac vai regularizar os pagamentos ainda esta semana.

Últimas