Sindicato pede que Prefeitura altere critérios para vacinação dos motoristas de caminhão
O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Cargas de Petrópolis quer que a Prefeitura altere os critérios para a vacinação contra a covid-19 dos motoristas de caminhão. A categoria pede a inclusão da comprovação da atividade para que o profissional possa ser imunizado. A regra adotada pelo governo municipal é a apresentação apenas da Carteira de Habilitação nas categorias C e E.
“A maioria dos trabalhadores de transportes em Petrópolis, que estão na ativa, são profissionais cuja categoria exigida é a B, pois podem dirigir veículos de até duas toneladas. Esses é que fazem as entregas em Petrópolis de materiais para hospitais, construção em geral, pequenos mercados, etc”, explicou José Heleno de Souza, presidente do sindicato.
Segundo o sindicalista, apenas com o critério da categoria da Carteira de Habilitação, muitos que não estão trabalhando podem tomar a vacina e os que estão na ativa ficariam de fora. “Entendemos que toda a população tem direito à vacina e não se trata de discriminação, ocorre que entendemos que numa pandemia deveria existir bom senso e pelo menos mais um critério. Todos os profissionais que estão fazendo contato com o sindicato estão demonstrando uma revolta muito grande por entenderem que estão na linha de frente e o critério utilizado não foi o mais correto”, disse.
O cadastramento para a vacinação dessa categoria foi aberto nesta quinta-feira (17) e a aplicação das doses acontece neste fim de semana no Hipershopping ABC do Alto da Serra. “Gostaria de ressaltar que não somos contra o que foi estipulado e sim que o critério não fosse somente a categoria da CNH”, frisou o sindicalista.
A Prefeitura informou que segue todos os critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do governo federal.