Há algum tempo, as três pistas de skate no município têm sido tema de discussão entre os praticantes do esporte
*Matéria atualizada às 19h28 para inclusão do posicionamento da Prefeitura
Pistas de skate sem manutenção e com problemas estruturais, restrição em relação aos horários de funcionamento de alguns locais, como no caso do Parque Municipal de Itaipava, e falta de iluminação pública são alguns dos desafios enfrentados pelos praticantes do esporte em Petrópolis.
O Coletivo Skate Petrópolis vem pedindo melhorias e maior atenção do poder público ao esporte há algum tempo. Sem retorno da prefeitura, os próprios skatistas realizam uma ‘vaquinha’ para obtenção de recursos e realização de melhorias nas pistas. É o que conta Bernardo Costa, cofundador do coletivo.
Em 2021, Bernardo conseguiu uma reunião na Câmara Municipal de Petrópolis. Na ocasião, foram debatidas possíveis melhorias na pista do Parque Municipal de Itaipava com os vereadores; a possibilidade de fazer um evento em conjunto com a Casa Legislativa e a tentativa de alinhar uma agenda com a Secretaria de Esportes para debater sobre projetos voltados à prática de skate. De lá para cá, no entanto, nada foi feito.
“Temos três pistas na cidade, a do Centro, de Itaipava e da Posse e todas elas não foram construídas por empresas especializadas, não tiveram a devida manutenção. Elas estão perigosas tanto para quem anda, quanto para quem está aprendendo.”, relata Bernardo.
O cofundador do coletivo e também economista, afirma que o incentivo ao esporte na cidade está deficiente e que não atende todas as demandas. Ele ainda lembra que o skate é um dos esportes mais praticados do Brasil atualmente e que é, inclusive, um esporte olímpico.
Projeto Itaipava
O Parque de Itaipava conta com uma pista modalidade ‘street’, de nível iniciante para intermediário. A pista foi entregue em dezembro de 2019 e ficou fechada no período do isolamento social, de março a agosto de 2020.
O coletivo pede, urgentemente, a manutenção em determinados obstáculos para segurança dos usuários e redução de potenciais acidentes. Segundo os praticantes do esporte, existe um problema relacionado à qualidade de execução do projeto.
Bernardo diz que um dos principais desafios dos skatistas na cidade é ser ouvido. Ele lembra que, quando a Prefeitura iniciou o projeto para construção da pista de skate do Parque de Itaipava, o coletivo buscou maneiras de tornar o local uma referência na cidade. De forma gratuita, o grupo conseguiu trazer um projeto da Rio Ramp Design, empresa de arquitetura que é referência na construção de skateparks. No entanto, ao tentarem apresentar o projeto para o governo municipal, a pista já havia sido construída e apresentava diversos erros estruturais. Não houve, portanto, a possibilidade de participar do projeto, segundo o coletivo.
Procurada, a Prefeitura de Petrópolis informou que as reformas das pistas localizadas na Praça Duque de Caxias e Parque Municipal Prefeito Paulo Artes, em Itaipava, estão em fase de projeto desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes.
Mais sobre o Coletivo Skate Petrópolis
O Coletivo Skate Petrópolis é formado por profissionais, atletas e simpatizantes da prática do skate que residem em Petrópolis. O grupo tem como missão tornar Petrópolis uma cidade atrativa para a prática do skate.