Sociedade petropolitana de fotografia comemora sessenta anos de história

04/02/2020 16:34

No dia 22 de janeiro, a Sociedade Petropolitana de Fotografia (SOPEF) completou mais um aniversário. Já são seis décadas de muito trabalho e contribuição para a população, principalmente os amantes de fotografia, profissionais ou não. Por conta da data especial diferentes eventos serão realizados ao longo do ano, com destaque para o mês de agosto, quando é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Apesar disso, pelo menos duas exposições gratuitas já estão disponíveis para o público.

Uma delas está na sede da SOPEF, que fica na Rua Dezesseis de Março, 142, com visitação aberta de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 20h. No local existe ainda um museu, que conta com equipamentos de laboratório fotográfico, máquinas e acessórios produzidos entre as décadas 1880 a 1970. A outra mostra está na Galeria Arnaldo de Azevedo, no Bauhaus. Além disso, os interessados em aprender mais sobre o tema podem comparecer aos encontros na SOPEF, realizadas na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h. Na ocasião são realizadas palestras e papos fotográficos.

O espaço cultural abriga ainda cursos de iniciação, e de nível intermediário, para quem deseja ingressar no universo da fotografia. “Os valores são 1/3 do que é oferecido no mercado. Isso porque precisamos de renda para manter a sede da sociedade, toda renda arrecadada vai para SOPEF, e também porque desejamos disseminar cada vez mais a arte da fotografia. Temos muito amadores associados que verdadeiramente se descobriram na fotografia através do trabalho que fazemos. Eu, por exemplo, comecei fazendo um curso e hoje sou profissional e ministro parte das aulas aqui”, contou o presidente da SOPEF, Erick Simão.

O local ainda organiza passeio em meio a natureza para a realização de fotos, e concursos fotográficos. “Esses passeios são organizados em parceria com alguns associados que são guias, então apenas os próprios associados podem ir. Atualmente, temos cerca de 80 associados e todos pagam um valor simbólico por mês, de R$ 10, para mantermos a sede em ordem”, explicou o diretor cultural, Claudio Partes.

Os associados contam com biblioteca e laboratórios P&B, além de uma moderna plataforma digital para criação e desenvolvimento de produções fotográficas.

 

Últimas