Socorristas comemoram sucesso do resgate de estudante francês

09/08/2018 12:15

Terminou perto das 10h30 a operação de resgate do estudante francês Marc Meslin, que ficou cinco dias perdido no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Ele foi localizado no fim da tarde de terça-feira (7) na região conhecida como Vale da Morte. Segundo os socorristas, o jovem viu, do alto da montanha, luzes em uma comunidade (que os bombeiros identificaram como sendo em Guapimirim), e decidiu tentar chegar ao local descendo um penhasco usando cordas deixadas no local por alpinistas. Marc, no entanto, acabou escorregando e caindo em uma pedra. Com escoriações, ele se abrigou em uma gruta, onde esperou por socorro. O rapaz sobreviveu se aquecendo com um saco de dormir e ingerindo alimentos que levava na mochila. Ele também conseguiu água no local, que descia pelas pedras. O jovem foi levado para o Hospital das Clínicas de Teresópolis e liberado na noite dessa quarta-feira (8).

Leia também: Francês que se perdeu no Parque Nacional da Serra dos Órgãos desceu 300 metros em grota no Vale da Morte 

Leia também: Jovem francês que se perdeu na travessia Teresópolis-Petrópolis é estudante de Veterinária e estava hospedado em casa no Rio 

O trabalho para retirar o jovem do penhasco foi demorado. Começou na noite de terça-feira e só foi concluído durante a madrugada, perto das 3h. o jovem foi içado do local onde estava até um ponto seguro. O grupo de socorristas – incluindo equipes do Corpo de Bombeiros (CBMERJ), integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários da Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) – optou por seguir para um dos abrigos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na Pedra do Sino, de onde saíram ao amanhecer em direção à sede da área de preservação. Toda a operação de resgate durou cerca de 11h. 

Segundo informações do Hospital das Clínicas de Teresópolis, o jovem sofreu múltiplas escoriações, mas tem bom estado de saúde. Ele permanecerá em observação. O Consulado Geral da França no Brasil informou que a família do jovem chega ainda hoje ao Rio, para acompanhar sua recuperação.

Últimas