Solenidades oficiais marcam o Dia do Colono Alemão

29/06/2019 13:00

Homenagem aos colonos alemães e ao Major Julio Frederico Koeler marcaram as solenidades oficiais pelo Dia do Colono, realizado na manhã deste sábado (29). O prefeito Bernardo Rossi, a presidente do Clube 29 de Junho e representantes do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) comandaram as festividades que aconteceram no Obelisco e no Monumento Koeler, ao lado da Catedral. A programação foi encerrada com culto ecumênico no Palácio de Cristal, ministrada pelo pastor da Igreja Luterana Elton Potin e pelos freis franciscanos, Jorge e Marcos Andrade. O Coral Dó Ré Mi também participou do evento.

“A Bauernfest é um fortalecimento das raízes e tradições de Petrópolis. E hoje temos a oportunidade de agradecer aos colonos que chegaram até a nossa cidade e ajudaram a construir isso tudo. É um momento também de agradecer ao Major Koeler que junto com os alemães fazem parte da nossa história”, comentou o prefeito Bernardo Rossi.

Três irmãs descentes de colonos – Cecília Luíza Hees, de 94 anos; Martha Maria Kreisher Weckmuller, de 92 anos e Maria Martha Kreisher, também com 92 – foram homenageadas durante a solenidade no Obelisco. Elas receberam flores das mãos do prefeito e as famosas cucas oferecidas pelo Clube 29 de Junho, que completa 60 anos. O presidente do IHP, Joaquim Eloy, também participou das comemorações oficiais e lembrou em seu discurso a culinária, a cerveja e o trabalho histórico dos alemães na construção de Petrópolis. Ele encerrou sua fala recitando o soneto “Alvorada em Córrego Seco”.


Último dia de Bauernfest terá desfilo folclórico

Hoje é o último dia de Bauernfest, e na programação está uma das principais atrações do evento: o Desfile Folclórico. Criado para homenagear a cultura e as famílias dos colonos germânicos, os participantes saem da Rua da Imperatriz às 10h e percorrem ruas do Centro Histórico até o Palácio de Cristal. São cerca de 400 pessoas desfilando com roupas típicas germânicas.

De acordo com a Prefeitura, qualquer pessoa pode desfilar, desde que esteja trajada e chegue com meia hora de antecedência à concentração, que acontece na altura do Museu Imperial. Além da Rua da Imperatriz, os participantes também percorrem a Avenida Koeler, a Rua Roberto Silveira, e dispersam na Rua Alfredo Pachá. Participam bandas marciais, bandas de música germânica, o Clube 29 de Junho, a realeza, com a Rainha e a 1ª e 2ª Princesas da Bauernfest, atores, entre outros.

Além do Desfile Folclórico, petropolitanos e turistas ainda poderão aproveitar o último dia de festa com uma série de atrações por todos os espaços. O evento abre às 10h. No Palácio de Cristal, tem contação de história para as crianças, apresentação do Coral do Colégio Koeler, Bauernband, a final do concurso de chope a metro e bailão com a Banda Germânica. Já na Praça da Liberdade tem Jogos Germânicos, apresentação da Banda Marcial Embaixador José Bonifácio, recreação infantil, teatro, Coral Colégio Koeler, Banda do Barril e Reato Estrada e Família.

O Biergarten também recebe diversas atrações, como Passo do Choro, Dois Num Samba, O Velho Blues, SpielundCharm e Hometown Blues. A programação completa está disponível no site da festa: https://www https://www.bauernfestpetropolis.com.br e na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/bauernfest/.

Últimas